Poderosos se sentem mais importantes do que realmente são, diz estudo

PUBLICIDADE
Imagem: (Foto Divulgação)

Indivíduos que se sentem importantes tendem a se sentir ainda maiores do que realmente são, segundo um levantamento americano publicado recentemente na revista Association for Psychological Science.

“Talvez o poder traga junto uma experiência física”, avalia Jack Goncalo, que realizou experimentos com voluntários para chegar a essa conclusão. “Acredito que, para pessoas menos poderosas, outras pessoas e objetos podem parecer maiores. Já para os poderosos, tudo mais parece menor”, afirmou.  Estudos anteriores já haviam associado indivíduos altos com melhores ocupações e remuneração.

As pessoas que participaram do estudo tiveram suas alturas avaliadas antes dos exames. Em seguida, responderam a perguntas sobre liderança fundamentadas em seus conhecimentos pessoais. Após a entrevista, eles foram solicitados a exercerem ou um papel de gerente ou de empregado. As respostas às perguntas não influenciaram o papel apresentado aos participantes, o qual foi aleatório.

PUBLICIDADE

Resultado

 Os participantes que interpretaram gerentes superestimaram os próprios poderes, e os que realizaram o papel de empregado apresentaram uma taxa de acerto bem maior sobre suas avaliações.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.