Poço Artesiano Preço | RJ, DF, BH

Apesar de ser uma construção um tanto que ultrapassada, o poço artesiano continua a manter o seu espaço nas áreas rurais e urbanas. Assumindo…

Por Isabella Moretti em 22/02/2010

poço artesiano preço  rj, df, bh

Apesar de ser uma construção um tanto que ultrapassada, o poço artesiano continua a manter o seu espaço nas áreas rurais e urbanas. Assumindo um formato convencional cujo objetivo é o armazenamento de água, o poço permite que as águas fluam pelo solo sem que haja um sistema de bombeamento.

O poço artesiano é ainda visto como uma ótima opção para se economizar água, afinal, ele consegue preservar a pureza do líquido e adiciona uma considerável quantidade de sais minerais. Para conseguir fazer um tratamento natural da água, é necessário que o poço tenha grande profundidade.

Construir um poço artesiano não é tarefa simples, requer conhecimentos de engenharia e arquitetura para conseguir executar uma boa obra. Esse poço adquire formato tubular e é revestido por tijolos. Ter algumas precauções na hora de construir é fundamental, como fazer a análise bacteriológica da água. A construção deve ter uma boa estrutura para evitar a degradação das propriedades físicas e sanitárias, capazes de poluir a água armazenada no subterrâneo. Outro ponto importante antes de iniciar a construção é ter um projeto elaborado, através dele a obra será administrada com mais clareza.

Depois de construir o poço artesiano visando todos os cuidados básicos para uma boa estrutura, será preciso se preocupar com os pequenos reparos quando houver sinais de desgaste. A capitação de água subterrânea é um processo estratégico, a manutenção do poço artesiano é fundamental para manter a qualidade da água periodicamente.

No Brasil, existem empresas especializadas na construção de poços artesianos, elas contam com profissionais conceituados para elaborar o projeto e coordenar as obras. A elaboração de um relatório quando o poço estiver pronto é fundamental, ele deve pautar dados sobre localização, perfil geológico, projeto operacional, entre outros. Lembrando que existem diferentes modelos de poços artesianos, mas todos assumem formato tubular e retiram água do subterrâneo.

No Rio de Janeiro existem muitas empresas responsáveis pela construção de poços artesianos, os interessados no serviço entram em contato para desenvolver o projeto junto com o engenheiro responsável. A Hidrogeo é uma empresa que realiza a construção de posto artesiano no RJ, executando a perfuração do solo com equipamentos modernos e oferecendo serviços de manutenção. Unidades da Hidrogeo também são mantidas em outras localidades do Brasil.

Os preços dos poços artesianos variam de um tipo para o outro, de acordo com o sistema usado para se obter água do aqüífero. Poucas são as oscilações de valores entre os estados do RJ, DF e MG. Acesse a seguir os sites de duas empresas reconhecidas nessa área: Hidrogeo e Center Poços.

Top