Players que substituem o Winamp

No último mês de novembro, a AOL anunciou que irá descontinuar o Winamp, famoso player criado no final da década de 1990 e que fez muito sucesso desde que se começou a baixar músicas pela internet, tornando-se um dos programas preferidos de milhões de pessoas para rodar os arquivos MP3.

No próximo dia 20 de dezembro, o Winamp não estará mais disponível para download (Foto: Divulgação)

O fim do Winamp, programado para o dia 20 de dezembro, data em que o programa não estará mais disponível para download, gerou reclamações de todas as partes, resultando até na criação de uma petição online, pedindo que a AOL repense a sua decisão de acabar com o player de música.

Disponível no site Change.org, o abaixo assinado, que já tem mais de 42.000 assinaturas, também sugere à empresa detentora do programa que libere o código do aplicativo, para que ele continue a ser desenvolvido, em código aberto.

Mas como a companhia ainda não se pronunciou a esse respeito, muitas pessoas já estão em busca de players que substituem o Winamp. Se você é uma delas, confira as dicas abaixo, lembrando que o velho reprodutor de música ainda poderá ser utilizado após a data citada acima. Ele só não terá mais suporte e atualizações.

MediaMonkey

O MediaMonkey traz recursos bastante interessantes (Foto: Divulgação)

Trazendo funções parecidas à do software que atualmente pertence à AOL, o MediaMonkey pode ser um bom substituto do Winamp. Ele permite, por exemplo, organizar a coleção de músicas digitais, disponibiliza sistema de busca por artistas, faixas e álbuns e sincroniza a sua biblioteca com o iPhone e o iPod, entre outros gadgets.

Também oferece plug-ins e a função de normalizar o volume, além de possibilitar a pesquisa por rádios online.

AIMP

O AIMP tem um visual bem parecido ao do velho Winamp (Foto: Divulgação)

Além do visual parecido, o AIMP é bastante leve e compatível com vários formatos de áudio, o que pode agradar aos fãs do Winamp. Ele traz ainda um poderoso conversor de músicas e permite a gravação de áudio por meio do microfone ou outra fonte sonora. Plugins também estão disponíveis.

SongBird

O SongBird também é uma bela opção para substituir o aplicativo da Nullsoft (Foto: Divulgação)

Além das músicas, o SongBird também roda arquivos de vídeo e até permite a visualização de fotos armazenadas no PC, conectando-se também a diversas rádios online e sites com notícias sobre o mundo da música. Boa organização e customização por skins são outras características do player.

Foobar2000

O Foobar2000 possibilita a execução até mesmo de arquivos compactados (Foto: Divulgação)

Compatível com os principais formatos de áudio do mercado, o Foobar2000 diferencia-se dos demais por permitir a execução de arquivos compactados (.zip, .rar e 7zip), trazendo também um normalizador de áudio e a possibilidade de visualizar as letras das músicas, enquanto elas são tocadas.

VLC

O VLC é um dos players mais completos da atualidade (Foto: Divulgação)

Um dos players mais completos da atualidade, o VLC executa arquivos de áudio e vídeo de diferentes fontes, contando com diversos codificadores já instalados, sem a necessidade de instalar pacotes extras.

Reply