Plástica de queixo é a que mais cresce nos EUA

De acordo com o levantamento da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS, em inglês), a plástica de queixo é a cirurgia que mais cresce…

Por Isabella Moretti em 18/04/2012

Aumentou o número de norte-americanos que optam por cirurgia de queixo.

De acordo com o levantamento da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS, em inglês), a plástica de queixo é a cirurgia que mais cresce nos Estados Unidos. Os dados revelam que houve 20.680 operações deste tipo ao longo do ano de 2011, representando um aumento de 71% em comparação com 2010. O mais interessante disto tudo é que o mesmo sucesso não se repete em outros países, como é o caso da Grã-Bretanha, onde a cirurgia de queixo é feita raramente.

Apesar do crescimento significativo do implante de queixo entre os norte-americanos, esta cirurgia plástica ainda representa um pequeno percentual dos procedimentos cirúrgicos com fins estéticos realizados no país. Segundo a Sociedade Americana para a Cirurgia Plástica Estética, o procedimento mais realizado nos Estados Unidos em 2011 foi à lipoaspiração, seguido pelo implante de silicone nos seios.

A ASPS mostrou através dos seus dados que muitos norte-americanos estão interessados mudando os contornos faciais através da cirurgia plástica no queixo. Com relação ao número de operações, existe um equilíbrio entre homens e mulheres que se submetem ao procedimento.

A plástica no queixo normalmente complementa outra cirurgia, como a rinoplastia.

Mesmo com o aumento na quantidade de cirurgias no queixo, os médicos especialistas na área afirmam que dificilmente uma pessoa chega ao consultório pedindo um implante nesta região do corpo. Na verdade o procedimento é realizado com mais frequência para completar o efeito de outras cirurgias, como é o caso da rinoplastia. Este tipo de combinação acontece porque o queixo pequeno faz com que o nariz pareça maior.  De acordo com os dados, 80% dos implantes acontecem junto com outras cirurgias.

Entenda a cirurgia plástica de queixo

A cirurgia realizada para fazer alguma modificação no queixo também é chamada de Mentoplastia e dura aproximadamente uma hora. Para diminuir ou aumentar esta região do rosto, o cirurgião aplica anestesia local. O pré-operatório requer uma série de exames laboratoriais, material radiológico.

Simples e com anestesia local, a cirurgia de queixo também é chamada de mentoplastia.

A plástica de queixo tem como objetivo criar uma harmonia na face, fazendo com que o formato do rosto se torne simétrico e natural. Este tipo de cirurgia é realizado principalmente  para corrigir o queixo retraído, incluindo assim uma peça de silicone para que as medidas faciais se tornem proporcionais. No caso de quem possui o queixo muito avantajado, a cirurgia vai retirar um segmento ósseo para equilibrar as partes do rosto.

Após a cirurgia, o paciente precisa cuidar do curativo que manterá a prótese fixada. O período de recuperação varia de 4 a 5 dias.

Top