Plantas indicadas para aquário

Plantas indicadas para aquário

Quem gosta de aquários e possui um deles, em casa, sabe que é preciso ter muito cuidado com eles. Os aquários embelezam os ambientes,…

Por Editorial MDT em 16/11/2012

Quem gosta de aquários e possui um deles, em casa, sabe que é preciso ter muito cuidado com eles. Os aquários embelezam os ambientes, trazendo paz e harmonia a eles. Eles servem para colocar, ao alcance dos olhos, uma pequena parte da natureza. Algumas pessoas colocam dentro deles apenas pedrinhas e peixes. Contudo, plantas aquáticas também são uma ótima aposta, para que o recipiente fique bonito e mais saudável, aos peixinhos. Há, ainda, aqueles que cultivam apenas plantas, em meio à agua. De qualquer forma, antes de comprar um exemplar, é importante conhecer um pouco sobre o assunto, aprendendo quais são as plantas indicadas para aquário.

Imagem do Musgo de Java (Foto: Divulgação)

A escolha da planta para aquário depende de alguns fatores. O primeiro deles é o tamanho do recipiente. Existem espécies de diferentes tamanhos. Algumas são bem baixinhas e costuma-se cultivá-las de forma semelhante à grama, no jardim. Outras já têm estaturas maiores. Elas são, mesmo, como plantas comuns, porém, em tamanhos menores. Confira algumas espécies e suas características.

Plantas carpete para aquários

São espécies de gramas e, por isso, também são chamadas de carpete, pois se formam no fundo do aquário, lembrando tapetes. Veja as principais delas:

gramíneas: também chamadas de Falsa-Tenellus, são bem baixinhas, medindo de 1 a 3 mm de altura;

tenellus: medem de 2 a 4 mm de altura e existem em outras variedades;

musgo de java: pode chegar a 3 ou 4 mm e se desenvolve, inclusive, sobre pedaços de madeira e pedras;

riccia fluitans: é uma plantinha de superfície. Para cultivá-la no fundo do aquário, é necessário prendê-la, em algum lugar.

Plantas pequenas para aquários

Aquário com Umbrosum, ao lado direito (Foto: Divulgação)

Esta classificação é dada às plantas de aquário que medem de 1 a 20 cm. Veja algumas:

anubias anã: de crescimento lento, porém de fácil cultivo. Ela fica muito bem na parte da frente do aquário. Precisa de bastante ferro, para se desenvolver;

umbrosum: ela lembra pequenos ramos de manjerona. São ótimas como esconderijo dos peixinhos;

didiplis diandra: pequena e delicada, essa espécie lembra um maço de espinhos. Cresce rápido e produz muitos brotos.

Plantas grandes para aquários

Ludwígia Vermelha (Foto: Divulgação)

Estas podem medir 31 centímetros ou mais. A variedade de espécies é muito grande. Muitas delas lembram as trepadeiras de terra.

ludwígia vermelha: plantinha resistente e de fácil cultivo. Cresce rapidamente e tem as folhas verdes, com pontas avermelhadas;

pinheirinho: deve ser plantada em grupos. Lembra muito um pinheiro de natal, de cor avermelhada;

najas: são plantas indicadas para aquários que contêm muitas pedras. Lembram raminhos de mato.

Antes de comprar qualquer uma delas, o ideal é saber como deve ser o cultivo das plantas indicadas para aquários. Tal como outras espécies, elas necessitam de cuidados, como luz e substratos, em doses ideais.

Um belo aquário, com plantas ideais (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre aquários: Aquário em casa: cuidados, dicas, como manter

Conheça outros tipos de aquário: Aquário de Água Salgada, Como Montar

 

Top