Plantas indicadas para ambientes fechados: sugestões

Muita gente que gosta de plantas acaba deixando de tê-las quando se muda para um apartamento ou uma residência muito pequena, sem espaço externo…

Há várias espécies de plantas que caem muito bem para os ambientes fechados

Muita gente que gosta de plantas acaba deixando de tê-las quando se muda para um apartamento ou uma residência muito pequena, sem espaço externo suficiente para que as plantas sejam colocadas. Porém, existem muitas espécies que se adaptam de forma excelente a ambientes fechados, sendo ótimas opções para você colocá-las nas salas, banheiros, corredores e até mesmo em seu escritório, dando um ar diferente ao local.

Além de melhorarem o ar do ambiente, as plantas acabam se tornando parte da decoração e são muito fáceis de cuidar, sem tomar pouco mais que alguns minutinhos do seu dia. O único local que é não muito indicado para colocar as plantas é na cozinha, por causa da gordura, que pode acabar impregnada nas folhas e flores.

Se você está interessado em ter uma planta no interior da sua casa ou empresa fique de olho nas nossas dicas.

Dicas para escolher as plantas

Na hora de escolher as plantas indicadas para ambientes fechados, é preciso levar em consideração aspectos como luminosidade, espaço para o crescimento das raízes e a harmonia com o ambiente (se a planta combina com aquele ambiente e a decoração do local).

Com relação à luminosidade, é melhor escolher as espécies que não necessitam ficarem diretamente expostas no sol por uma grande quantidade de tempo ou aquelas que precisam de luz difusa, já que nos ambientes fechados o número de horas de luz é reduzido. O ideal é que elas fiquem próximas a uma janela.

Já no caso do espaço, não adianta você optar por plantas que possuam grandes raízes, pois como elas serão cultivadas em pequenos vasos ou jardineiros, o espaço será muito limitado para isso.

Leia Também:  Qual é o melhor tipo de termômetro?

Algumas sugestões

– Pau d’água

Espécie muito usada em escritórios

É um arbusto muito resistente ao ar condicionado e que não necessita da exposição direta ao sol. Caracteriza-se por uma linha amarela  “cortando” as folhas.

– Palmeira Chamaedórea

Essa palmeira não passa de 2 metros de altura e fica muito bem em vasos

Para cuidar desta espécie que adora ambientes úmidos e distantes da luz solar basta regar com frequência.

– Rosa de pedra

Planta muito comum em enfeites, a rosa de pedra deve ficar longe do sol

Outra planta que não tolera muito a luz solar. Ela possui um formato parecido ao de uma rosa e é muito usada em arranjos.

– Lança de São Jorge

Possui um visual bem diferente e também não gosta muito da luz do sol

Essa espécie é muito resistente e combina com vários ambientes. Possui folhas verticais e cilíndricas, e deve ser regada de 15 em 15 dias.

– Violeta

As violetas estão entre as plantas mais usadas em ambientes fechados

As violetas já são tradicionais nos ambientes fechados. Elas devem ficar expostas à luz indireta e durante a rega deve ser evitado molhar as folhas e flores.

– Filodendro Cascata

Espécie conhecida pelas folhas em formato de coração

Essa planta não gosta muito da luz solar, mas deve ser mantida em um local iluminado. Possui folhas em formato de coração e cai bem em qualquer ambiente.

– Bromélia

A Bromélia encanta pelos belos tons que suas folhas possuem

Possui belas combinações de tons, ficando muito bonita na complementação da decoração de ambientes.  A iluminação tem que ser indireta, pois a luz solar queima as suas folhas.

Leia Também:  Plantas para decorar ambientes fechados

– Babosa de pau

A Babosa de pau tem uma textura semelhante à do couro

Tem folhas brilhantes e com textura similar à de couro, combinando com vários tipos de ambientes fechados. A luz do sol não deve incidir diretamente sobre ela.

Aproveite as sugestões para enfeitar sua residência ou escritório.

Top