Plantas com poder purificador

Plantas com poder purificador

O ar que respiramos, infelizmente, não é puro, como o do campo. Estamos rodeados de substâncias poluidoras. Muitas vezes, nem é preciso estar, exatamente,…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

O ar que respiramos, infelizmente, não é puro, como o do campo. Estamos rodeados de substâncias poluidoras. Muitas vezes, nem é preciso estar, exatamente, na cidade. Até mesmo os produtos químicos que usamos, no dia a dia, exalam substâncias que podem ser muito prejudiciais à nossa saúde. Mas existem alternativas simples para a melhoria do ar que respiramos. As plantas, embora não resolvam plenamente o problema, podem contribuir para a limpeza do ambiente. É claro que elas não vão dar conta, se a concentração de coisas ruins for muito grande. Porém, alternativas saudáveis nunca são demais. Conheça algumas plantas com poder purificador.

Gérberas ajudam a combater o cheiro do cigarro (Foto: Divulgação)

Gérberas

Pode ser que você não se lembre desta planta, pelo seu nome. Mas, elas são bastante comuns. São coloridas, bonitas e perfumadas. Além de embelezarem o ambiente, as gérberas purificam o ar. Elas são excelentes para absorver o cheiro ruim do cigarro, por exemplo. Elas removem benzeno e liberam mais oxigênio, no período noturno. Você pode colocá-las em vasinhos, em qualquer parte da casa, especialmente no quartos ou na sala. Basta deixá-la ao sol, durante 3 horas, diariamente.

Palmeiras

As espécies de palmeiras pequenas, que podem ser colocadas em vasos, também são plantas que purificam o ar. Elas podem ficar em qualquer ambiente. Exemplos como a Palmeira de Jardim ou a Bamboo Palm são umidificadoras naturais e ajudam a remover gases tóxicos.

Palmeiras são umidificadores naturais (Foto: Divulgação)

Outras plantas que purificam o ar

Bromélias: estas plantinhas são ideais para a cozinha. Elas ajudam a absorver a fumaça exalada pelas panelas. As bromélias são como depuradores!

Cactos: diferentes espécies de cactos têm poder purificador. Eles ajudam a barrar as ondas eletromagnéticas. Por este motivo, são ideais para serem colocados perto de aparelhos domésticos, como a televisão ou o micro-ondas;

Crisântemos: o benzeno liberado por produtos de limpeza ou solventes pode ser neutralizado com estas plantas;

Azaleias neutralizam o cheiro de amoníaco (Foto: Divulgação)

Azaleias: podem ser colocadas no banheiro. As azaleias ajudam a purificar o ar, quando este está impregnado de amoníaco;

Espada de São Jorge: utilizado para remover substâncias tóxicas, em geral. Pode ser colocado em qualquer ambiente;

Lírio da Paz: é conhecido por absorver poluentes, em qualquer lugar. É ainda mais indicado para ambientes que têm pouca ventilação;

Lírio amarelo: esta é a plantinha mais eficaz, em lugares com grande poluição de automóveis. Ela ajuda a remover o monóxido de carbono, que é uma substância que pode alterar a pressão sanguínea e até mesmo causar sufocamento. Pode ser colocada na sala, na varanda ou nas janelas.

Escolha a sua planta: Plantas indicadas para ambientes fechados

Afaste insetos: Plantas que afastam insetos

Top