Plano de Contas: Demonstrações Contábeis

O Plano de Contas pode ser definido como um conjunto de contas, pré estabelecidas, que certificam os trabalhos contábeis de registro de fatos e…

O Plano de Contas pode ser definido como um conjunto de contas, pré estabelecidas, que certificam os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos da empresa, é servi como parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.

Ao organizar o plano de contas, é necessário que esta seja feita de modo personalizado, de acordo com cada empresa, pois, os usuários de informações podem necessitar de detalhamentos característicos, visto que um modelo de Plano de Contas comum pode não ser conclusivo.

Dessa forma, pesquise aqui o objetivo do plano de contas:

Possui como objetivo primário estabelecer padrões de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, deve ser levados em conta três objetivos fundamentais:

a) atender às necessidades de informação da administração da empresa;

b) observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais de monstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada “Lei das S/A”);

c) adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.

Assim, o plano de contas, de modo geral é tido como um simples conjunto de contas, o que constitui um grupo de normas que deve ter como parte a descrição do funcionamento de cada conta denominado “Manual de Contas”, que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas.

Em relação ao patrimônio, a empresa deve manter escrituração contábil com base na legislação comercial e com observância das Normas Brasileiras de Contabilidade.

Tal balanço, é uma das demonstrações contábeis que tem como objetivo elucidar, em síntese, a situação patrimonial da empresa e dos atos e fatos consignados na escrituração contabilidade, de acordo com os preceitos da Lei 6.404/76 (chamada “Lei das S/A”)

Assegure-se de tudo, e faça tudo certo!


Top