Planit Valley

Planit Valley é o nome de uma cidade ecológicamente correta que foi projetada e começou a ser construida no nordeste de Portugal, nas cercanias…

Por Redacao em 13/03/2011

Planit Valley é o nome de uma cidade ecológicamente correta que foi projetada e começou a ser construida no nordeste de Portugal, nas cercanias de Paredes, ainda no ano de 2009 e deve estar totalmente concluida no ano de 2015, com uma área total de 17 Km².

A cidade é um projeto futurista, compltamente sustentável, onde será possiel controlar tudo, desde o consumo de agua e de energia até a entrada e saída das pessoas. A cidade contará com novas e avançadas tecnologias que tem entre outros objetivos a função de reduzir ou até de eliminar os impactos ocasionados pela infraestrutura no meio ambiente.

Segundo Steve Lewis, um dos cientistas responsaveis pelo desenvolvimento do projeto, é possivel desenvolver grande projetos de ambito mundial sem o comprometimento do meio ambiente e esse é o objetivo da cidade de Planit Valley.

A cidade de Planit Valley deverá utilizar somente energias renováveis, as exemplo do modelo de outras cidades ecologicas. O lixo da cidade certamente será reciclado, os esgotos serão tratados e plantas cobrirão os telhados das casas e dos prédios, de forma a auxiliar no controle da temperatura dentro desses prédios, além de absorver a agua da chuva e atuar no controle dos poluentes, assimilando seus gases.

Além das estruturas semelhantes a outras cidades ecológicas construidas no mundo, Planit Valley pretende inovar e esta desenvolvendo um sistema que pode ser comparado com o cérebro da cidade, ou ao sistema nervoso, ou seja, a cidade de Planit Valleyterá uma rede de sensores que serão ligados ao computador central, o cérebro de todo o sistema, que poderá controlar todos os processos que acontecem dentro da cidade, inclusive a reciclagem, o tratamento da água e dos dejetos, além do consumo energético. Desta forma poderá medir constantemente o nível de sustentabilidade atingido.

Esta tecnologia não é novidade, ela já existe há algum tempo, contudo como é muito cara não é utilizada. Todos os prédios da cidade são pré-fabricados e o designe e formato imita o dos aviões e carros, procurando a melhor ocupação do espaço.

Os softwares desenvolveram sistemas integrados que controlam a ocupação das casas, a temperatura, o gasto energético, a umidade, o gasto de água e a produção de lixo. Toda a energia produzida na cidade deve ser reaproveitada. Planit Valley é um projeto apaixonante, um projeto que associa as mais modernas tecnologias com a preservação dos recursos naturais, num perfeito modelo de sustentabiliddade.

Top