Planilha de gastos para controlar despesas fixas

Felipo Bellini 14/02/2022 Notícias

Ter controle sobre as finanças é algo muito importante, afinal, ninguém quer se complicar com as contas no fim do mês ou no fim do ano. Ter esse hábito também ajuda na hora de juntar dinheiro para fazer uma viagem ou adquirir um novo bem, por exemplo. Manter uma planilha de gastos para controle financeiro pode ser uma boa solução.

A questão é que muita gente não consegue planejar o uso de seu dinheiro e não tem ideia de como fazer isso. É nessas horas que as planilhas de gastos podem fazer toda a diferença. Essas ferramentas ajudam bastante e são muito funcionais. Confira no texto.

Despesas fixas mensais: Como controlar os gastos?

É comum as pessoas saberem como estão sendo pagas suas contas maiores, como aluguel, financiamentos, mensalidade da escola dos filhos, plano de saúde, etc. Mas muita gente se perde na hora de analisar as despesas menores. Aquelas que parecem ser inofensivas, mas que, juntas, no fim do mês, fazem toda a diferença.

Despesas fixas mensais Como controlar os gastos

Fonte/Reprodução: original

É por isso que registrar por escrito como o dinheiro está sendo usado é muito importante na hora de ter controle sobre esse fluxo e a planilha de gastos vai ajudar nesse sentido. Ela é uma excelente ferramenta na hora de controlar as finanças e ter noção sobre todos os pagamentos que são feitos, os investimentos que são realizados e gastos no geral.

Quais as vantagens de planilhar as despesas fixas?

Com a planilha de gastos é possível ver, de fato, para onde está indo o dinheiro. Não são projeções hipotéticas e sim números. Não trata-se de um exercício imaginativo, e sim do registro, por escrito, de como o dinheiro está sendo usado.

Isso pode ajudar bastante na hora de planejar investimentos, pagar todas as contas e cortar gastos bobos. Em outras palavras, é possível fazer o levantamento e analisar detalhadamente como o dinheiro está sendo usado. Assim, é possível tomar as melhores decisões sobre ele.

Existem planilhas de gastos online?

Para quem não tem interesse em pegar um papel e uma caneta para desenhar uma tabela e escrever os gastos, o ideal é procurar algumas plataformas online que disponibilizam planilhas virtuais. Elas são intuitivas e de aparência agradável, o que melhora a experiência de usá-las.

Vale a pena conhecer essas ferramentas online e gratuitas. Basta fazer uma rápida pesquisa em algum buscador de páginas na internet que várias opções de planilhas interessantes aparecem. Escolha a que mais agradar e a que possui ferramentas que combinam com suas necessidades.

Veja algumas dicas para planilha de despesas fixas e como economizar?

Ter boas planilhas à disposição é algo que ajuda bastante no controle dos gastos, mas só isso não basta. É preciso também mudar hábitos e adquirir uma postura que contribua para melhorar o balanço financeiro no fim do mês. Confira abaixo algumas dicas que podem fazer bastante diferença.

Cuidado no uso do cartão

É comum as pessoas usarem o cartão de crédito por impulso e contraírem dívidas que vão pesar bastante no orçamento, mas que, por ser parcelado, dão a impressão que estão sob controle. O problema é a taxa de juros e o montante que será pago ao longo dos meses.

A dica principal aqui é comprar apenas o que couber no orçamento. Mesmo com a facilidade do parcelamento, é melhor evitar contas grandes.

Listas de compras

Essa está associada à primeira e é imprescindível para qualquer pessoa que queira economizar. Antes de sair de casa para fazer alguma compra, seja lá o que for, elabore uma lista do que você precisa. Isso vai te manter focado no que realmente interessa e vai evitar direcionar seu dinheiro para bobagens.

Acompanhe suas finanças

Aqui entra em ação a planilha de gastos. Acompanhar como o seu dinheiro está sendo gasto é muito importante e a melhor forma de fazer isso é colocando tudo na ponta do lápis. Estabeleça o hábito de ver e analisar como seu dinheiro está sendo usado para tomar as melhores decisões sempre.

Planilha de Excel Controle Financeiro (BM&F Bovespa)

Quer uma opção de planilha simples de usar,  para quem não conhece muito sobre fórmulas e regras de formatação? A planilha BM&F Bovespa te ajuda controlar seu dinheiro de forma muito simples.

Ela funciona como um caderno de finanças, onde você pode marcar entrada e saída de dinheiro. Porém, por ser mais simples, não é possível registrar dados variáveis, por exemplo.

Mesmo assim é uma excelente opção para quem deseja começar a controlar seu dinheiro.

Clique aqui para baixar a planilha gratuitamente.

Gostou das dicas? Agora é só começar a planejar sua vida financeira.

Outros artigos

Pacotes Jatiuca Resort Flat CVC

23/10/2010

Pacotes Jatiuca Resort Flat CVC

Viajar e conhecer as melhores paisagens de todo o país é o sonho de muitas pessoas, pensando nisso, nós do Mundo das Tribos criamos vários artigos sobre os melhores ...

Android 4.0 ice cream sandwich: novidades

11/06/2012

Android 4.0 ice cream sandwich: novidades

[caption id="attachment_463601" align="aligncenter" width="450" caption="A nova atualização do Android já está disponível, trazendo muitos recursos interessantes"][/...