Planeta Terra atinge a marca de 7 bilhões de habitantes

No dia 31 de outubro de 2011, o planeta terra chegou a incrível marca de 7 bilhões de habitantes. A estimativa é que esse…

Por Redacao em 21/12/2011

No dia 31 de outubro de 2011, o planeta terra chegou a incrível marca de 7 bilhões de habitantes. A estimativa é que esse número cresça nos próximos 35 anos e atinja a marca de 9 milhões de pessoas no planeta no ano de 2045. O número vai subir de maneira acelerada, acredita-se que em média a população cresça em 80 milhões de pessoas a cada ano, número relativamente alto, e que demonstra que a população irá aumentar rapidamente.

Alguns países escolheram crianças que vieram ao mundo no dia 31 de outubro para simbolizar o nascimento do cidadão de número 7 bilhões, porém é impossível precisar quem de fato é o bebê que somou está marca.

O agrupamento populacional está distribuído da seguinte maneira: A Ásia é responsável por 60% da população mundial, com quase 4 bilhões de habitantes. A China fica com 21% e a Índia com 17% da população mundial. A África tem a porcentagem de 12,7% com 840 milhões de pessoas. Já na Europa, os seus habitantes correspondem 10,8% da população mundial, que gira em torno de 710 milhões de pessoas. A América do Norte tem uma população de 514 milhões, ou seja, 8%, a América do Sul com 5,6%, somando 371 milhões e a Oceania em torno de 60 milhões 0,9%.

Os países que tem o maior número de pessoas atualmente são: China com 1,35 bilhão e a Índia com 1,24 bilhão de habitantes. E com expectativas de crescimento ainda maior com o passar dos anos.

As diversas pesquisas envolvendo a contagem da população mundial revelam que 27.4% dos habitantes do planeta estão abaixo dos 15 anos de idade. De acordo com algumas estimativas, há hoje um bilhão de jovens no mundo entre as idades de 15 e 24 anos.

O número de habitantes contabilizados em 2011 representa que a expectativa de vida está maior a cada dia, e que o estilo de vida adotado por boa parte da população mundial está cada vez mais saudável em relação às gerações anteriores, que viviam bem menos. As pessoas estão vivendo cada vez mais, e com uma qualidade de vida superior. Entretanto, da mesma maneira que os números populacionais aumentam, a preocupação com os problemas estruturais que a Terra vivencia não pode ser deixada de lado. Além dos problemas com a poluição, com o aquecimento global, e muitos outros. Outro número também chama atenção, pois, passam fome todos os dias quase 1 bilhão de pessoas. Ou seja, o número evolutivo de habitantes na terra não representa somente aspectos positivos, como também levanta questões importantes sobre a situação atual do planeta Terra.

Top