PIX - Conheça o novo jeito de transferir dinheiro

PIX – Conheça o novo jeito de transferir dinheiro

A novidade do mundo dos negócios e dos pagamentos agora é o PIX, uma nova forma de receber e enviar dinheiro e efetuar pagamentos,…

Por bety em 24/10/2020

A novidade do mundo dos negócios e dos pagamentos agora é o PIX, uma nova forma de receber e enviar dinheiro e efetuar pagamentos, desenvolvido pelo Banco Central e que será lançado oficialmente em novembro.

O PIX está dando o que falar e todos os bancos já o implementarem, permitindo que os clientes – pessoas físicas e jurídica – registrem suas chaves e consigam realizar transferências e pagamentos com muito mais agilidade, praticidade e segurança. Se você já ouviu falar, mas não entendeu muito bem o que é o PIX e como ele funciona, vai poder conferir todas essas informações a seguir!

O que é o PIX?

O PIX é um novo meio de pagamento que foi criado pelo Banco Central, sendo uma opção instantânea e que integra as opções de pagamento juntamente ao TED e DOC. Também é uma alternativa para quem faz transferências ou pagamentos através de cartões. A ideia do PIX é que todos, pessoas físicas e empresas, possam fazer essas transferências e pagamentos em um único lugar, em menos de 1 minuto, diretamente pelo celular.

Todas as instituições financeiras do Brasil são responsáveis por disponibilizar o PIX aos cidadãos. Ao acessar o aplicativo do seu banco ou da sua conta, você verá um ícone com o nome “PIX”, onde poderá ter acesso ao serviço.

Como funciona o PIX?

O PIX é uma função que estará disponível dentro do aplicativo da sua instituição financeira, assim como já aparecem as opções de transferências e DOC. Com essa opção, você pode transferir e receber dinheiro em sua conta em alguns segundos, sendo uma opção mais rápida do que o TED e DOC. Além disso, também é gratuita para pessoas físicas.

Através do PIX você também consegue pagar uma conta na hora ao invés de realizar o pagamento por boleto. Outra opção é usar o PIX para pagar contas no mercado ao invés de usar o seu cartão. Para ter acesso a tudo isso, você só precisa cadastrar a chave PIX.

Essa chave nada mais é do que uma informação que você cadastra. É possível cadastrar seu CPF, e-mail ou telefone como chave PIX e usar essa informação para as transações, ao invés de informar os seus dados bancários. É possível usar o PIX sem cadastrar uma chave, no entanto, ela torna o procedimento ainda mais seguro.

Como cadastrar o PIX?

O cadastro do PIX já pode ser feito em todas as instituições financeiras do país e é recomendado para todos que desejam começar a usufruir do recurso, que estará disponível a partir do dia 16 de novembro. Isso significa que fazendo o seu cadastro agora, as transferências e pagamentos só começarão no mês seguinte.

Mas já é importante se cadastrar, para que no dia 16, comece a fazer tudo com mais rapidez e facilidade. A seguir, veja como cadastrar o PIX em vários bancos brasileiros.

Bradesco

O modo de cadastro do PIX em todos os bancos é muito similar. No caso do Bradesco, acesse sua conta pelo aplicativo e ir na opção do PIX. Você pode optar por cadastrar seu CPF, e-mail ou até mesmo dados do seu celular. Essa será a sua chave PIX. Caso escolha mais de um para cadastrar, a instituição irá te enviar um código para confirmar que a chave realmente é sua e é importante você validar. Depois, escolha a qual conta deseja vincular essa chave, conferir os dados e confirmar. Seu cadastro estará concluído.

Santander

No Santander é muito parecido. Você vai precisar acessar sua conta pelo aplicativo e clicar no ícone do PIX. Informe seu CPF e a senha do Internet Banking, depois escolha quais dados você quer cadastrar como chave. No Santander, caso você cadastre seu CPF e celular juntos, tem direito a 10 dias sem juros por mês no limite da conta para realizar pagamentos e transferências.

Itaú

A chave PIX no Itaú pode ser cadastrada tanto pelo aplicativo da instituição quanto no site oficial, basta você acessar a conta informando seus dados financeiros. Dentro da plataforma, selecione o novo serviço e escolha qual dado pessoal deseja cadastrar como chave PIX.

Banco do Brasil

Se você é cliente BB, abra o aplicativo da sua conta e selecione o PIX. Depois, cadastre os dados pessoais que quer usar como chaves. A partir do dia 16 de novembro, o serviço poderá ser usado.

Caixa

Quem é cliente da Caixa pode realizar o cadastro pelo aplicativo Caixa, Caixa TEM ou através do Internet Banking. Depois, siga as instruções padrão para fazer o cadastro.

Nubank

Abra o seu aplicativo do Nubank, encontre a opção do novo serviço e realize o cadastro rapidamente.

– Neon

Se você quiser, pode realizar o pré-cadastro da sua chave PIX pelo site focanodinheiro.neon.com.br/pix-pagamento-instantaneo ou dentro do próprio aplicativo.

Banco Inter

Quem é cliente do banco Inter também pode efetuar o cadastro dentro do próprio aplicativo.

Top