Pisos externos antiderrapantes – tipos, como escolher

Toda obra traz a difícil tarefa da escolha, onde é preciso analisar as muitas possibilidades de serviços e produtos a serem utilizados. Para quem…

Por Élida Santos em 20/01/2012

Piso antiderrapante auxilia na prevenção de acidentes (Foto: Divulgação)

Toda obra traz a difícil tarefa da escolha, onde é preciso analisar as muitas possibilidades de serviços e produtos a serem utilizados. Para quem está passando por esse processo de reforma, ou construção de um imóvel, a dica é procurar um especialista no assunto para não cometer erros que possam comprometer a segurança da sua família e amigos que por ventura frequentarão a sua residência.

Para as pessoas que possuem filhos pequenos ou idosos em casa os pisos antiderrapantes são fundamentais, ainda mais se for em uma área externa, como área de serviço e no entorno de piscinas e espaços de lazer. Isso porque esse produto faz com que as quedas sejam prevenidas, pois o seu material garante uma troca de passos segura, mesmo se a pessoas estiver com sapatos escorregadios, ou até mesmo sem eles, com os pés em contato direto com o chão.

O piso emborrachado é uma das opções de antiderrapantes (Foto: Divulgação)

Não existe uma regra que deve ser seguida obrigatoriamente para a escolha de um piso antiderrapante, cada pessoa pode escolher o item que mais se enquadra na sua realidade financeira, ou o produto com maior poder de prevenir acidentes, tudo depende do ponto de vista do comprador e do profissional que está lhe auxiliando na obra. Alguns clientes se preocupam com o aspecto do piso antiderrapante, que por muitas vezes não é agradável aos olhos, e muito menos, combina com a decoração do local. Por isso, cada pessoa deve levar em consideração a sua prioridade durante as compras.

Para áreas de serviço e locais com maior acesso de crianças, o piso emborrachado geralmente é a opção escolhida. O problema é que o aspecto não costuma ser dos melhores, alguns inclusive lembram os tapetes utilizados nos carros. Porém, o lado positivo de utilizar o piso com essa característica é que ele pode ser limpo rapidamente, sem a necessidade de produtos especiais, além de deixar o ambiente com ares mais esportivos.

Existem algumas opções de antiderrapantes de mármore (Foto: Divulgaçõa)

Mas se você quer definitivamente aliar a beleza com a segurança, provavelmente os  pisos antiderrapantes de granito, arenito, basalto, flameado, quartzitos ou de mármores serrados sem polimento, chamarão mais a sua atenção. Também é possível escolher um produto de cerâmica ou porcelanato, que deixa o ambiente delicado, clássico, com traços suaves.

Não importa tanto o aspecto do piso antiderrapante escolhido para a área externa da sua residência, o importante mesmo é avaliar a qualidade do produto. Na loja, pergunte para o vendedor todas as informações sobre o fabricante e o tipo de revestimento que faz com que o piso seja seguro. Com isso, fica mais fácil escolher qual item se enquadra mais nas suas expectativas sem deixar a segurança em segundo plano.

Top