Piso de madeira na cozinha: sim ou não?

A cozinha se destaca como um dos principais lugares da casa. Ela é o espaço onde os moradores preparam as refeições e também realizam…

A cozinha se destaca como um dos principais lugares da casa. Ela é o espaço onde os moradores preparam as refeições e também realizam grande parte das tarefas domésticas. Na hora de planejar e construir uma cozinha, é normal ficar em dúvida com relação ao piso ideal.

O piso de madeira nem sempre funciona na cozinha. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Piso Ideal Para Cozinha

O piso ideal para a cozinha

O piso é a base de toda a decoração, afinal, ele concede beleza e leveza ao ambiente. Ao escolher o acabamento, é necessário pensar no estilo, no espaço e na praticidade. Para que um material seja considerado apropriado, ele precisa dar conta do caráter estético e funcional.

Não é qualquer tipo de piso que se adapta à cozinha. O cômodo possui intensa circulação, umidade e acumula resíduos mais facilmente. Para que os moradores não tenham problemas com o revestimento da superfície, é recomendado escolher materiais aderentes, resistentes e antiderrapantes.

A atenção para a escolha do piso da cozinha deve ser redobrada em casos de salas integradas. É importante buscar sempre um equilíbrio entre os dois ambientes, pois eles não são separados por uma parede. Os moradores devem optar por uma estética mais simples, sem excesso de detalhes. Também é fundamental seguir um mesmo padrão.

Piso de madeira na cozinha: sim ou não?

Apesar de ser elegante e charmoso, o piso de madeira neessita de um tratamento especial. (Foto:Divulgação)

Para manter um padrão de igualdade com a sala, os moradores podem apostar na instalação de piso de madeira. A aposta, no entanto, nem sempre é eficaz, pois o cômodo pode adquirir uma superfície escorregadia e com baixa resistência a umidade.

Se o morador quer incorporar a rusticidade da madeira ao revestimento horizontal, ele deve tomar alguns cuidados. Primeiro é importante escolher uma tonalidade entre média e escura, pois as mais claras mancham com facilidade. O material também se torna mais resistente quando recebe uma camada de resina.

Uma solução interessante para a cozinha consiste em usar um piso que imita madeira. As placas cimentícias, por exemplo, garantem um resultado natural e original.

Outros materiais são mais indicados para revestir a cozinha do que o piso de madeira, como é o caso do porcelanato, que apresenta resistência à umidade e oferece facilidades na limpeza. O porcelanato polido fica mais escorregadio, por isso deve ser evitado.

O granito é outra ótima saída para valorizar a estética da cozinha e garantir uma superfície segura.

Dicas para o piso da cozinha

A umidade é um grande problema para a superfície de madeira. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir algumas dicas para acertar no piso da cozinha:

• As cozinhas pequenas devem ser revestidas com pisos claros, pois assim são beneficiadas com a sensação de amplitude;

•Ao usar piso laminado na cozinha, é fundamental tomar cuidado com a limpeza. O uso de pano molhado pode fazer o revestimento desalinha, por isso é recomendado um pano úmido;

• A cerâmica continua sendo um dos materiais mais usados para revestir o interior da casa, pois ela possui fácil manutenção e preço acessível.

Veja também: Dicas de revestimentos para cozinha

Top