Piso aquecido para banheiro

O piso aquecido é usado para fazer um revestimento horizontal confortável nos ambientes. As peças passam por um sistema de calefação e são preparadas…

O piso aquecido funciona com um sistema de calefação. (Foto:Divulgação)

O piso aquecido é usado para fazer um revestimento horizontal confortável nos ambientes. As peças passam por um sistema de calefação e são preparadas com alta tecnologia para decorar diferentes cômodos da casa. A ideia de se trabalhar com piso aquecido tem sido muito elogiada principalmente no banheiro, já que o ambiente costuma ser frio e nada agradável de ficar durante o inverno.

A decoração com pisos aquecidos tem feito sucesso em especial nas regiões mais frias do país, como é o caso do Rio Grande do Sul. Desse modo as casas são adaptadas para receber as peças e o sistema de aquecimento que torna a ambientação agradável. Os pisos ficam aquecidos a partir do momento em que uma manta radiante é instalada sob os pisos.

Sistemas de aquecimento

Instalado sob o contrapiso para aquecer o banheiro. (Foto:Divulgação)

A tecnologia que proporciona o aquecimento dos pisos faz com que o calor seja dissipado por radiação, alterando a temperatura tanto do revestimento como do ambiente. No sistema elétrico, o circuito de resistências com cabos aquecedores vai atuar em benefício do espaço, mas precisam ser instalados por um profissional que entenda do assunto. A energia consumida acaba sendo aproveitada o máximo possível, favorecendo a economia.

O sistema de aquecimento é instalado embaixo do contrapiso e se apresenta como elétrico radiante. A partir do momento em que os cabos começam a ser aquecidos, o calor “sobe” climatizando todo o banheiro. A opção é válida para tornar o ambiente quente em pouco tempo, aumentando cerca de seis graus em uma hora. A tecnologia não vai causar mofo ou problemas de umidade nas paredes.

Apesar de o piso aquecido ser pouco conhecido no Brasil, ele é muito popular nos países frios da Europa, como é o caso da Suíça. O método de aquecer os pisos ainda está sendo aprimorado, mas os resultados já surpreendem.

Leia Também:  Alimentos ricos em fibras

Transformando o banheiro com piso aquecido

O piso aquecido garante conforto e calor no banheiro durante o inverno. (Foto:Divulgação)

Além de contribuir com as condições térmicas do banheiro, o piso aquecido também é vantajoso porque não ocupa espaço, diferente do que acontece com o ar-condicionado. Com o sistema de aquecimento instalado, o responsável pela obra precisa se preocupar com a escolha de pisos que sejam bons condutores de calor, como é o caso da cerâmica, porcelana e mármore.

O controle da temperatura do piso aquecido é realizado por termostato, sendo 20 graus o mais indicado para o conforto das pessoas. A temperatura pode oscilar um pouco, mas não pode ficar espantosamente quente. Caso isso aconteça, o sistema de aquecimento provavelmente está com algum defeito que precisa ser reparado. Uma vez que o termostato estiver ajustado, o controle da temperatura acontece de forma automática, sem ruídos e de forma equilibrada.

O gasto para montar um sistema de aquecimento para pisos pode ser alto, principalmente porque se trata de uma novidade na área de construção. Apesar de toda a complexidade, não há riscos de choques e nem contra-indicações para instalar no banheiro. O preço varia, mas estima-se que seja de R$90,00 a R$ 140,00 por metro quadrado.

Invista em um projeto de calefação e tenha um banheiro quentinho para o inverno.

Top