Piscinas para casa: como escolher

Com a chegada do verão, todo mundo começa a procurar uma forma de se refrescar. Ter uma piscina no quintal de casa, por exemplo,…

Por Paulo Lima em 07/12/2012

Com a chegada do verão, todo mundo começa a procurar uma forma de se refrescar. Ter uma piscina no quintal de casa, por exemplo, é uma boa opção para quem quer aproveitar os dias quentes comuns nesta época do ano.

Com a chegada do verão, a piscina vira o centro das atenções de toda a família. (Foto: Divulgação).

Piscinas em casa

Até a chegada do outono, a piscina se torna o centro das atenções de toda a família, garantido a alegria de jovens, velhos, adultos e crianças. Mas, para que você possa aproveitá-la ao máximo, é importante planejar sua instalação com antecedência e escolher o modelo mais apropriado para o seu lar.

Quem está pensando em colocar uma piscina em sua residência, o ideal, segundo os especialistas, é iniciar as obras durante o inverno, por causa da menor intensidade de chuva. Todavia, antes de começar a obra, é necessário fazer uma análise topográfica e geotécnica do terreno, para conhecer melhor as condições do solo.

Confira: Piscinas para espaços pequenos.

Piscinas para casa – como escolher

As piscinas de vinil se destacam por serem mais baratas e de rápida instalação. (Foto: Divulgação).

O próximo passo é escolher o tipo de piscina que você deseja colocar em sua casa. Entre os modelos disponíveis, os confeccionados em fibra destacam-se por serem mais baratos e de rápida instalação. O problema é que eles apresentam menor flexibilidade de desenho, o que pode limitar o aproveitamento do espaço.

Ao contrário das piscinas de fibras, as de vinil dão mais liberdade para a projeção do formato. Desta forma, o consumidor pode criar um modelo que melhor se adapte a sua residência e ao espaço disponível. Por outro lado, elas apresentam menor durabilidade (cerca de dez anos) e são mais suscetíveis a cortes e a outros danos, o que, dependendo do caso, pode inviabilizar sua utilização.

Conheça também: Piscinas de Alvenaria – projetos, como construir.

As piscinas de concreto são uma boa opção para quem busca flexibilidade na escolha do formato e maior durabilidade. (Foto: Divulgação).

Outra opção são as piscinas construídas em concreto armado, que se destacam pela maior flexibilidade na escolha do formato e maior durabilidade. Os consumidores que escolhem esse tipo de estrutura ainda podem investir em diferentes cores e formas de revestimento e, assim, montar a piscina de maneira mais personalizada.

Existe mais um ponto importante a se considerar na hora da instalação, que é a escolha da profundidade. Quem está planejando a construção de uma piscina sempre deve pensar na segurança dos futuros banhistas, por isso, o ideal é que ela tenha uma profundidade média de 1,40 m e, se os seus frequentadores forem crianças, entre 0,40 m e 0,50 m.

Além disso, por uma questão de higiene, ela não deve ficar perto de árvores, já que a queda constante de folhas poderia dificultar sua limpeza e manutenção.

Top