quinta-feira, 29 de setembro de 2022 - 29/09/2022 17:33:43
MundodasTribos

Primeiramente, é importante saber que a Caixa Econômica Federal tem cerca de R$ 22 bilhões disponíveis em direitos dos trabalhadores, que exerceram suas funções com a carteira assinada nos anos de 1971 a 1988. Todo esse valor que se encontra disponível diz respeito a cotas de PIS/PASEP extintas.

O que este artigo aborda:

Saiba quem tem direito a sacar o PIS/Pasep

Geralmente, trabalhadores que possuem registro CLT nas empresas privadas e possuem o número do Programa de Integração Social (PIS). No caso de funcionários públicos, estes possuem a numeração do PASEP. 

PIS/Pasep saques disponíveis para quem trabalhou de carteira assinada entre 1971 e 1988

Fonte/Reprodução: Original

Esses benefícios são como uma espécie de 14° salário pago aos trabalhadores de baixa renda, inclusive, os valores podem chegar a até um salário mínimo, de modo que varie com o período trabalhado.

Como consultar o PIS/Pasep pelo INSS?

Para realizar a consulta do PIS através do CPF, o meio a ser feito é pelo site Meu INSS, com o uso do próprio número do documento. Selecione a opção continuar caso possua cadastro e em seguida, o trabalhador deverá acessar Meu Cadastro na página de início, pois será lá que os dados do PIS/NIT e CPF serão mostrados.

Como sacar as cotas do PIS/Pasep?

Primeiramente, é necessário comentar que o resgate desses valores estarão disponíveis até o dia 31 de maio de 2025. Se por algum motivo, esse prazo tiver sido passado, nenhum cidadão poderá acessar a quantia novamente e o valor será devolvido para a União.

O resgate das cotas do PIS/Pasep é uma tarefa simples de ser realizada. Basta comparecer em alguma agência da Caixa Econômica com RG ou carteira de motorista e pronto, o valor será liberado.

Como sacar em caso de falecimento de titular?

No caso de falecimento do titular, os herdeiros deverão comparecer na agência da Caixa Econômica com o RG ou carteira de motorista, além da certidão de óbito e inventário do falecido. O herdeiro precisa possuir todas as informações do titular para conseguir receber os valores do PIS/PASEP. A partir desse momento, terá o valor disponibilizado para saque.

O conteúdo "PIS/Pasep: saques disponíveis para quem trabalhou de carteira assinada entre 1971 e 1988" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Economia em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Como se inscrever no Minha casa Minha Vida – Passo a passo completo

Como se inscrever no Minha casa Minha Vida – Passo a passo completo

Franquia Espaço Juliana Paes

Franquia Espaço Juliana Paes

Site Espaço Leilões, www.espacoleiloes.com.br

Site Espaço Leilões, www.espacoleiloes.com.br

Brasil pode ser a 4ª maior economia do mundo em 2050

Brasil pode ser a 4ª maior economia do mundo em 2050

10 dicas para aumentar as vendas

10 dicas para aumentar as vendas

Posso sacar uma parte do FGTS para quitar minhas dívidas?

Posso sacar uma parte do FGTS para quitar minhas dívidas?