PIS/Pasep: saques disponíveis para quem trabalhou de carteira assinada entre 1971 e 1988

PUBLICIDADE

Primeiramente, é importante saber que a Caixa Econômica Federal tem cerca de R$ 22 bilhões disponíveis em direitos dos trabalhadores, que exerceram suas funções com a carteira assinada nos anos de 1971 a 1988. Todo esse valor que se encontra disponível diz respeito a cotas de PIS/PASEP extintas.

Saiba quem tem direito a sacar o PIS/Pasep

Geralmente, trabalhadores que possuem registro CLT nas empresas privadas e possuem o número do Programa de Integração Social (PIS). No caso de funcionários públicos, estes possuem a numeração do PASEP. 

PIS/Pasep saques disponíveis para quem trabalhou de carteira assinada entre 1971 e 1988
Fonte/Reprodução: Original

Esses benefícios são como uma espécie de 14° salário pago aos trabalhadores de baixa renda, inclusive, os valores podem chegar a até um salário mínimo, de modo que varie com o período trabalhado.

PUBLICIDADE

Como consultar o PIS/Pasep pelo INSS?

Para realizar a consulta do PIS através do CPF, o meio a ser feito é pelo site Meu INSS, com o uso do próprio número do documento. Selecione a opção continuar caso possua cadastro e em seguida, o trabalhador deverá acessar Meu Cadastro na página de início, pois será lá que os dados do PIS/NIT e CPF serão mostrados.

Como sacar as cotas do PIS/Pasep?

Primeiramente, é necessário comentar que o resgate desses valores estarão disponíveis até o dia 31 de maio de 2025. Se por algum motivo, esse prazo tiver sido passado, nenhum cidadão poderá acessar a quantia novamente e o valor será devolvido para a União.

O resgate das cotas do PIS/Pasep é uma tarefa simples de ser realizada. Basta comparecer em alguma agência da Caixa Econômica com RG ou carteira de motorista e pronto, o valor será liberado.

Como sacar em caso de falecimento de titular?

No caso de falecimento do titular, os herdeiros deverão comparecer na agência da Caixa Econômica com o RG ou carteira de motorista, além da certidão de óbito e inventário do falecido. O herdeiro precisa possuir todas as informações do titular para conseguir receber os valores do PIS/PASEP. A partir desse momento, terá o valor disponibilizado para saque.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.