Pinhão: Para Esquentar o Inverno

Durante o tempo frio nada melhor que experimentar novas receitas com ingrediente já conhecido, como o pinhão, por exemplo, que não é apenas um fruto saboroso, mas, possui vários benefícios para a saúde, entre os quais o auxílio no controle do colesterol e do diabetes. E ainda, pode ajudar no combate a fadiga e é muito eficaz para estimular a libido.

Pinhão oferece inúmeros benefícios à saúde (Foto: Divulgação)

 

O que é o Pinhão?

O pinhão é uma semente que costuma aparecer em épocas de frio, principalmente no sul do país. Muitos o consideram uma fruta,, mas a verdade é que ele é uma semente de uma árvore. O consumo dele é normal entre os meses de maio e agosto, quando o frio está mais intenso e as festas juninas costumam acontecer. O pinhão é a semente de uma árvore conhecida como Araucária e foi a principal alimentação de diversas tribos indígenas.

Pinhão com arroz (Foto: Divulgação MdeMulher)

Risoto de Pinhão (Foto: Divulgação MdeMulher)

Conheça uma receita muito gostosa: o risoto de pinhão, que irá esquentar o seu inverno, veja:

Ingredientes:
2 xícaras de arroz para risoto
2 colheres de manteiga
sal a gosto
1/2 xícara de salsa picada
1/2 xícara de cebola picada
300 gramas de pinhão cozido, picado e descascado
300 gramas de contra-filé em cubos
2 tomates grandes cortados e sem pele
Noz-moscada ralada a gosto
1 litro de água para fazer o arroz

Modo de preparar:
Coloque em uma panela, a cebola e a manteiga e deixe dourar. Acrescente os cubos de contra-filé e refogue. coloque o arroz, o sal, mexendo sempre, até que esteja frito. Lentamente, acrescente a água (de preferência, a mesma água que usou para cozinhar o pinhão), até que o arroz esteja no ponto de risoto. Pegue o pinhão já cozido, a salsa, o tomate e, por último, a pitada de noz-moscada e acrescente. Sirva quente e decore cada prato com pinhão, queijo ralado ou outro ingrediente de sua preferência.

O pinhão é uma semente que costuma aparecer em épocas de frio, principalmente no sul do país. Muitos o consideram uma fruta, mas a verdade é que ele é uma semente de uma árvore. O consumo dele é normal entre os meses de maio e agosto, quando o frio está mais intenso e as festas juninas costumam acontecer. O pinhão é a semente de uma árvore conhecida como Araucária e foi a principal alimentação de diversas tribos indígenas.

Você pode fazer várias receitas com pinhão (Foto: Divulgação MdeMulher)

Você pode fazer várias receitas com pinhão (Foto: Divulgação MdeMulher)

Conheça os benefícios do Pinhão

Além de ser muito saboroso e poder ser incluído em diversas receitas, o pinhão oferece diversos benefícios para a saúde. Ele é consumido principalmente em temperaturas baixas, pois é quando a sua colheita está em alta.

O pinhão é uma semente rica em gordura, mas quando consumido regularmente, ele pode lhe auxiliar na perda de peso. Isso ocorre porque ele contém um tipo de ácido que age como um inibidor do apetite. Outro benefício do pinhão está relacionado a circulação sanguínea que ele ajuda a melhorar e também ao coração, devido as gorduras monoinsaturadas que ajudam a diminuir o colesterol. Além das vitaminas E, K, e do cobre, ferro e manganês que ajudam o sistema cardiovascular.

O pinhão faz bem para a pele (Foto: Divulgação MdeMulher)

O pinhão faz bem para a pele (Foto: Divulgação MdeMulher)

Coma pinhão para combater o envelhecimento

O pinhão também contém muitos antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento. Isso acontece porque eles ajudam a combater todos os radicais livres presentes no corpo, evitando assim que os sinais de envelhecimento apareçam. Combatendo os radicais, você também estará combatendo as células cancerígenas, uma vez que eles causam o crescimento das mesmas.

O cobre que também está presente no pinhão é outra substância que ajudam a combater o envelhecimento, então uma ótima dica é consumir esta semente moderadamente para usufruir de todos os benefícios.

Pinhão com carne delicioso (Foto: Divulgação MdeMulher)

Pinhão com carne delicioso (Foto: Divulgação MdeMulher)

Pinhão na culinária

O pinhão pode ser usado em diversos alimentos e receitas para trazer um sabor mais gostoso e especial. Todas as suas substâncias causam algum tipo de benefício para o corpo, a única recomendação é que você não abuse, pois ele é uma semente calórica.

Ele pode ser cozido em água ou até mesmo no calor seco de fogueiras. Sem falar que com ele pode ser produzida a farinha de pinhão para bolos, pães, tortas e outros alimentos. De um modo geral, o pinhão pode ser usado em saladas, ensopados e até em risotos.
Agora você já sabe o que preparar para sua família neste inverno para ajudar aquecer!

Reply