Pimentas: como cultivar

PUBLICIDADE

Já pensou em cultivar pimenta em casa? Saiba que essas plantas de sabor picante usadas na culinária estão cada vez mais presentes em residências, escritórios e outros locais como parte da decoração interna. A pimenteira chama a atenção principalmente pelo jogo de cores entre o vermelho da pimenta e o verde de suas folhas, e atualmente muitas floriculturas já vendem a planta para quem deseja tê-la em casa.

Traga mais colorido para sua casa (Foto: divulgação)

Como cultivar a pimenta em casa

A pimenta também atrai os olhares devido às alterações de cor que se verificam nas fases de amadurecimento da planta e que transitam entre o verde, o laranja e o vermelho vibrante. O uso da pimenta além de ser como condimento para diversos pratos, também já foi aplicado como medicamento segundo registros da história antiga dos maias.

Leia mais: Conheça os Benefícios da Pimenta

PUBLICIDADE

Pimenta: benefícios, dicas para consumir

No Brasil, a planta é cultivada principalmente pela agricultura familiar, em meses de calor, uma vez que a pimenteira não suporta geadas e tem sensibilidade às baixas temperaturas. Entre os benefícios da pimenta destacam-se sua ação emagrecedora, pois torna mais rápido o metabolismo do organismo, e o fato de ser fonte de vitamina A, B, C, ferro, magnésio e aminoácidos. Mesmo a cultivada em vasos pode ser consumida nas refeições.

O consumo da pimenta pode trazer vários benefícios ao corpo (Foto: divulgação)

Cuidados na hora de cultivar pimenteiras

O cultivo da pimenta deve ser feito em solo fértil, profundo e bastante drenado. Quem for plantar em casa, pode dar preferência para pimenteiras de porte menor e com pimentas vermelhas e o ideal é adquiri-las com produtores se for cultivá-las em vasos. Se for plantar em campo, o ideal é fazer sulcos de 30 até 40 centímetros de largura e com 20 a 25 centímetros de profundidade, e com 80 centímetros de distância entre cada um. Quando as mudas estiverem com 10 centímetros de altura ou cinco folhas já podem ser passadas para o campo ou para um vaso.

As pimenteiras podem ser colocadas em diversos ambientes (Foto: divulgação)

Entre os cuidados para cultivar pimenta está a necessidade de não se encharcar as plantas quando for irrigar as mudas e também escolher plantas mais resistentes, usar corretamente bactericidas e fungicidas para afastar doenças. A colheita da pimenteira acontece normalmente de 50 a 55 dias depois que a planta floresce e a poda deve ser feita depois da frutificação.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.