Pilula anticoncepcional: saiba como escolher o medicamento certo

Fique atenta as mudanças e as manifestações do seu corpo, para poder optar pela pílula certa para você, visando sua saúde. A pílula anticoncepcional…

Tensão pré menstrual (TPM)

Fique atenta as mudanças e as manifestações do seu corpo, para poder optar pela pílula certa para você, visando sua saúde.

A pílula anticoncepcional é o contraceptivo mais popular no mundo por ser um método muito eficaz e prático, principalmente para as mulheres modernas. Para comodidade atual, além da sua facilidade na contracepção, foram criadas pílulas que adéquem aos sintomas que as mulheres apresentam, principalmente, aos apresentados anteriormente à menstruação.

É necessário ter consciência que nem sempre a primeira troca ou opção da pílula, trará benefícios às mulheres que a utilizam, podendo muitas vezes ter que realizar diversas trocas para poder achar aquela que ajusta conforme as necessidades de cada uma.

1. Presença de acne persistente.

A acne é decorrente do hormônio testosterona, lembrando que todas as mulheres o produzem, outras mais, outras menos; esse hormônio eleva a produção do óleo, assim é necessário optar pelas pílulas que inibem os efeitos da testosterona.

2. Mulheres que apresentam os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).

Existem mulheres que apresentam graves sintomas da TPM, como dor de cabeça, cólicas abdominais, retenção de líquido; nesses casos, opte pelas pílulas que contenham drosperidona, pois estudos demonstram que essa substância alivia os sintomas anteriormente mencionados.

3. Mulheres que estão amamentando.

Opte pelas pílulas que contenham apenas progesterona, pois esse hormônio não interfere na lactação; apesar dessa vantagem, é necessário tomar o medicamento de forma correta, pois a mulher corre o risco de engravidar novamente.

4. Mulheres que apresentam dor de cabeça durante a menstruação.

Normalmente a dor de cabeça menstrual costuma aparecer logo após o início da menstruação; isso é explicado pela queda de estrogênio que ocorre no organismo, ocasionando vasoconstrição (diminuição do diâmetro) das artérias cerebrais, o que resulta em dor. Nesse caso, opte pelas pílulas que diminuem a flutuação hormonal, para impedir a queda do hormônio, que nesse caso seria o estrogênio.

Continuar Lendo  Pílula anticoncepcional: restrições

5. Para mulheres que apresentam sangramento irregular.

Opte por pílulas que apresentem baixa dose de estrogênio, o que ajuda a minimizar, assim como regularizar a data do sangramento.

Antes de realizar a escolha da melhor pílula anticoncepcional, por conta própria, é necessário procurar um atendimento médico especializado, procurando uma orientação mais detalhada e eficaz, pois em alguns casos, a escolha errada pode trazer resultados catastróficos a sua vida e a do seu organismo!

pílula anticoncepcional

Top