Pilates e seus benefícios para o corpo

Na matéria ‘Pilates e seus benefícios para o corpo’, você terá a chance de conhecer um pouco mais sobre essa atividade que contribui com…

Por Isabella Moretti em 10/10/2014

Na matéria ‘Pilates e seus benefícios para o corpo’, você terá a chance de conhecer um pouco mais sobre essa atividade que contribui com a boa forma física e também melhora a saúde. Aprenda sobre o método e descubra como ele pode tornar a sua vida muito mais saudável.

Pilates e seus benefícios para o corpo. (Foto: Divulgação)

Pilates é o nome de um método muscular que foi inventado pelo alemão Joseph Pilates em 1929. A maioria dos exercícios dessa modalidade é realizada com o corpo deitado, mas o esforço muscular chega a ser mais proveitoso do que a musculação.

Para garantir bons resultados, o pilates deve ser praticado de duas a três vezes por semana. Ao incluir os exercícios na rotina, é possível perceber melhorias com relação à qualidade de vida e à manutenção da saúde.

Leia mais: Pilates na gestação: entenda as vantagens

Pilates e seus benefícios para o corpo

O pilates proporciona o equilíbrio entre o corpo e a mente. (Foto: Divulgação)

O pilates é muito mais do que um conjunto de exercícios. Na verdade, ele é uma modalidade terapêutica que ajuda a equilibrar a mente e o corpo. Muitos educadores físicos estão se especializando no método e dando aulas em academias, clubes e até mesmo clínicas de fisioterapia. Saiba mais sobre o pilates e seus benefícios para o corpo:

1. Pilates contra dores nas costas

Entre os principais benefícios do pilates para o corpo, vale destacar o combate às dores nas costas. A modalidade vem sendo recomendada pelos fisioterapeutas para tratar lesões na coluna, como hérnia de disco e desvios de postura.

Os exercícios aliviam as dores nas costas. (Foto: Divulgação)

2. Pilates alivia a TPM

Durante o período pré-menstrual, as mulheres costumam apresentar alguns sintomas típicos, como oscilações de humor, estresse, irritabilidade, cansaço, insônia e inchaço. A prática de pilates, por sua vez, promete aliviar a TPM, ao passo que melhora a circulação sanguínea e estimula o metabolismo.

3. Pilates emagrece

O pilates é um aliado do emagrecimento, desde que a sua prática seja combinada a uma dieta balanceada. A perda de peso acontece porque a atividade física acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico.

O pilates melhora a flexibilidade. (Foto: Divulgação)

4. Pilates aumenta a flexibilidade

Os exercícios de pilates aumentam a flexibilidade do corpo, principalmente na parte superior. Mais flexível, a pessoa melhora o seu desempenho físico e também tem menores chances de sofrer lesões ou dores relacionadas à tensão muscular.

A prática de pilates favorece o corpo de muitas outras formas. Os exercícios melhoram a coordenação motora, tonificam os músculos, diminuem a ansiedade, melhoram a respiração, corrigem postura e fortalecem a musculatura como um todo.

Você quer saber mais sobre o pilates? Então assista à aula demonstrativa:

Aproveite o pilates e seus benefícios para o corpo. Matricule-se nas aulas e melhore o seu condicionamento com essa atividade.

Top