Piercings e alargadores: cuidados

Piercings e alargadores deixaram de ser sinônimo de rebeldia entre os jovens para se tornarem acessórios cada vez mais frequentes entre homens e mulheres.…

Por Paulo Lima em 24/12/2012

Piercings e alargadores deixaram de ser sinônimo de rebeldia entre os jovens para se tornarem acessórios cada vez mais frequentes entre homens e mulheres. Entretanto, o sucesso dessas peças esconde o perigo que elas oferecem a saúde de seus usuários, especialmente se alguns cuidados não forem observados.

Piercings e alargadores – cuidados antes da aplicação

Piercings e alargadores estão se tornando acessórios cada vez mais comuns entre homens e mulheres. (Foto: Divulgação).

Os especialistas alertam que é fundamental, tanto para o piercing como para o alargador procurar profissionais confiáveis, que tenham alvará de funcionamento e atendam as normas de higiene. Os aparelhos usados para fazer os furos, por exemplo, devem ser esterilizados em autoclave, e as agulhas e os cateteres precisam ser descartáveis.

Para evitar infecções, é necessário colocar um acessório que cubra todo o furo para, só depois de 30 dias, aproximadamente, ser colocada uma argola. No caso dos alargadores, a perfuração precisa ser feita aos poucos. Em geral, o primeiro furo deve ter uma abertura de 2 mm. Após 20 dias, aumenta-se mais 2 mm.

Veja também: Como escolher o piercing – dicas e modelos.

Quem pretende colocar um desses acessórios em seu corpo deve procurar um profissional de confiança. (Foto: Divulgação).

Antes de colocar um piercing ou alargador, você ainda precisa relatar ao profissional seus problemas de saúde e se toma algum medicamento para que ele possa avaliar melhor o seu quadro. Pessoas com diabetes, por exemplo, apresentam processo de cicatrização mais lento e são mais suscetíveis a infecções, devido à baixa imunidade.

Piercings e alargadores – cuidados depois da aplicação

Após a aplicação, é importante manter alguns cuidados para evitar infecções e outros tipos de problema. (Foto: Divulgação).

Após a colocação do piercing e do alargador, você precisa manter alguns cuidados. Eles são fundamentais para evitar infecções e outros tipos de problemas que possam colocar em risco a sua saúde. Confira!

Saiba mais sobre piercing, cuidados antes e depois.

• Lave sempre as mãos antes de tocar no piercing;
• Evite o uso de algodão ou de qualquer outro material que solte fios para limpar a região. Prefira papel toalha ou gase;
• Tenha uma vida saudável, já que alguns hábitos, como uso de drogas, cigarro e álcool, podem prolongar o período de cicatrização;
• Use roupas leves e que não fiquem em contato com o piercing;
• Caso use piercing na boca, use um anticéptico bocal sem álcool para lavá-la após as refeições;
• Tome cuidado para não submeter o piercing a toques e atritos constantes;
• Em caso de inflamação, procure um dermatologista o quanto antes.

Vale lembrar que o período de cicatrização varia de acordo com a parte do corpo em que o acessório é colocado. Procure um profissional para se informar melhor sobre o assunto, conferir outros cuidados importantes e saber quais são os riscos que este item pode oferecer à sua saúde.

Top