Piercing: perigos para a saúde

Editorial MDT 30/01/2012 Bem Estar

Os piercings estão sempre na moda

Colocar piercings virou moda há muito tempo, e não parou. Não existe um público alvo para esse tipo de adorno, qualquer pessoa pode colocar brincos ou argolas e qualquer local do corpo, as vezes em lugares inimagináveis. Porém, essa atitude não é tão simples assim, existem riscos para a saúde quando colocamos piercing e é importante entende-las antes de tomar a decisão.

Problemas de saúde que o piercing pode causar

Infecções – As pessoas que se submetem a procedimentos de colocação de piercings são expostas a riscos de contaminação por bactérias que causam infecções como impetigo ou por vírus que causam doenças como a hepatite, a Aids, a sífilis e muitas outras.

A contaminação ocorre principalmente quando as condições de higiene do local ou do profissional são pequenas. Existem casos onde as agulhas são reutilizadas e, como há sangramento da região que vai ser trabalhada, até o dedo ou algodão utilizado para estancar o sangue podem transmitir doenças.

Cicatrizes e alergias – Devido ao material do adorno, pode ocorrer um processo alérgico, necessitando retirar o piercing. Também podem desenvolver cicatrizes do tipo queloide, que deixam uma estética indesejável no paciente. Para resolver esse problema é preciso realizar pequenas cirurgias, e algumas vezes não são suficientes para retirar toda a marca.

Reaparecimento de doenças – Se a pessoa possui alguma doença dermatológica, como psoríase, líquen plano, vitiligo ou verrugas, estas podem aparecer nos locais onde se colocou o piercing.

Piercing Labial

Segurança na hora de colocar o piercing

O local do corpo – Não existe um local no corpo que seja mais seguro para a colocação do adorno. Normalmente a cicatrização em mucosas é mais fácil e não deixa cicatrizes, mas ainda ocorre risco de infecções.

O profissional e o ambiente – É importante tomar muito cuidado na hora de escolher o local e o profissional para realizar o procedimento. Evite ambientes que não tenham o selo de qualidade da Secretaria de Saúde. Esse documento é a garantia de que o estabelecimento segue as condutas mínimas de higiene recomendadas.

Piercing Bucal

O piercing bucal necessita de cuidados especiais, para que não ocorram complicações graves. A colocação do adorno modifica o tecido bucal levando ao aumento do risco de aparecimento de tumores no local.

Piercing umbilical

Antes de colocar um piercing, lembre-se dos riscos que existem. Escolha sempre um profissional qualificado e um ambiente com boa higiene. Se você apresentar qualquer alteração diferente, procure um médico imediatamente.

Outros artigos

Promoção Sky Fim De Ano

16/12/2010

Promoção Sky Fim De Ano

Promoção Sky Fim de Ano A Sky como não poderia ser diferente faz nesse final de ano uma mega promoção para os consumidores que ainda não são assinantes da Sky. A ...

Novas paletas para olhos e sobrancelhas Vult

20/04/2014

Novas paletas para olhos e sobrancelhas Vult

Dois lançamentos especiais da Vult Cosmetics já estão nas prateleiras. A marca lançou uma paleta de sombras especial, chamada Vintage, além de uma pequena paleta (na...