Piercing: cuidados antes e depois

A arte corporal é uma das mais antigas entre a população. Diferentes culturas usam pintura ou joias pelo corpo para expressar sentimentos, significados e…

A arte corporal é uma das mais antigas entre a população. Diferentes culturas usam pintura ou joias pelo corpo para expressar sentimentos, significados e muito mais. O piercing conquistou gerações passadas e hoje está intensamente presente entre os jovens. A peça pode ser colocada em diferentes partes do corpo, como nariz, língua, mamilo, orelha e assim por diante.

É preciso saber como cuidar do piercing para evitar complicações futuras. Um piercing mal cuidado pode trazer inflamações e infecções seríssimas, comprometendo toda a região onde foi inserido. Isso é mais sério do que muitos imaginam. Assim que começar a dar problema, é preciso tirar a peça ou então procurar tratamento com um profissional.

Cuidados antes e depois do piercing

O piercing de língua é um dos mais delicados.

Os cuidados antes do piercing são os mais simples, como higienização da pele e da joia. É indispensável que tudo esteja altamente esterilizado para que não haja contaminação na hora da aplicação. Sérias doenças podem ser transmitidas por falta de higiene nesse momento. O profissional que vai fazer o procedimento precisa estar de luva cirúrgica e máscara.

Os cuidados depois do piercing já são os mais delicados e complexos. Cada região do corpo requer cuidados específicos, mas cuidados gerais são indicados para qualquer tipo de aplicação de piercing. O primeiro passo é manter o local sempre limpo, usando produtos próprios para a limpeza, como um antisséptico e sabonete antibactericida. Essa higienização garante que não haja a proliferação de bactérias.

Independente da região, a higiene é fundamental para um resultado perfeito.

Não coloque a mão no piercing ou no local em que ele esteja, sem que ela esteja devidamente higienizada. O mesmo acontece com outras partes do corpo e objetos. O processo de cicatrização é delicado e requer cuidados. Evite a exposição ao sol, pois pode deixar o furo marcado na pele, muito aparente. Faça a higienização completa cerca de três vezes ao dia.

Leia Também:  Aulas de dança: benefícios

Cuidado também com a alimentação. Evite carne de porco, ovo, fritura, chocolate e alimentos industrializados. Nada que contenha excesso de química ou gordura.

Se houver qualquer tipo de inflamação ou anormalidade no local onde está o piercing, procure imediatamente um profissional da área. Ele pode te indicar pomadas e medicamentos para que o problema seja solucionado. Se a situação persistir, é melhor remover a joia e tentar um novo furo meses depois. Alguns organismos não aceitam piercing de jeito nenhum e insistir só pode agravar o problema.

Lembre-se de tomar todos os cuidados antes e depois do piercing para evitar qualquer tipo de complicação. É preciso ser responsável ao escolher colocar um piercing no corpo. Se acontecerem problemas mais sérios, procure um dermatologista.

 

 

 

Top