Pia da cozinha: como organizar, dicas

A pia é uma das áreas mais funcionais da cozinha, mas ela requer alguns cuidados para não ser marcada pelo acúmulo de sujeira ou…

Por Isabella Moretti em 30/03/2012

A limpeza da pia deve se tornar um hábito.

A pia é uma das áreas mais funcionais da cozinha, mas ela requer alguns cuidados para não ser marcada pelo acúmulo de sujeira ou desorganização. Com a proposta de ambientes integrados prevalecendo das áreas de convivência das casas, fica claro que uma pia bagunçada não causa boa impressão, por isso é necessário encontrar meios de conservá-la limpa.

A correria do dia-a-dia normalmente dificulta a tarefa de arrumar a cozinha e, em consequência, a pia. O maior problema deste ambiente residencial é o acúmulo, ou seja, grande quantidade de louça, resíduos e vários tipos de sujeira. Para evitar este problema, é muito importante criar o hábito de limpar a cozinha todos os dias, reservando alguns minutos especialmente para este compromisso. Às vezes, uma boa opção de otimizar o tempo é convocando todos os moradores para uma faxina na cozinha.

Como organizar a pia da cozinha?

Não deixe louça acumulada na pia.

Sem louça suja acumulada

A principal regra para manter a cozinha organizada é não deixar juntar louças na pia. A cada refeição o morador deve lavar os utensílios e colocar no escorredor. Para obter uma limpeza ainda mais eficaz, vale acelerar a secagem com um pano de prato e depois já guardar as peças no armário. Em poucos minutos a cozinha está em ordem e sem o acúmulo desagradável de peças sujas.

É importante que todos os moradores estejam empenhados na tarefa de manter a pia limpa e, se necessário, devem mudar alguns hábitos da rotina. Para manter a louça em ordem, alguns utensílios domésticos podem ser de grande ajuda, como é o caso de uma cesta organizadora ou uma peça com repartições.

Caso a louça lavada não possa ser secada e guardada imediatamente, os utensílios ajudam a manter as peças organizadas sobre a pia e até facilitam o acesso para o uso. Porém, lembre-se também que louça suja ou úmida aumenta a proliferação de micro-organismos, causando mau cheiro e contaminações.

Cuidados com o ralo

Antes de lavar os recipientes, é fundamental jogar os restos de comida no lixo. Para evitar o caos de uma pia entupida, procure proteger o ralo e não deixe os resíduos passarem pela abertura. Faça periodicamente a limpeza do ralo, despejando uma solução com água fervente e duas colheres de detergente.

Limpeza da pia

Esponja e detergente ajudam numa boa limpeza

Evite o uso de esponja de aço e produtos corrosivos na hora de fazer uma limpeza pesada, na verdade ela requer apenas escova e sabão em pó ou detergente para eliminar todos os resíduos. Os lugares que acumulam mais sujeira merecem atenção, como é caso das voltas da torneira.

Por fim, troque o lixo da pia todo o dia para não causar odor.

Organização

A pia estando limpa já fica em ordem, mas é necessário tomar outros cuidados para ter melhores resultados. Procure encapar o interior dos armários com cartolina para depois organizar os utensílios domésticos. Adote também critérios para separar as peças e tornar mais fácil a tarefa de encontrá-las posteriormente.

Top