Peugeot 308 lançamento no Brasil

Está marcado para o mês de março de 2012 o lançamento de um novo segmento de carro hatches aqui no Brasil, o Peugeot 308.…

Por Francisco Junior em 19/01/2012

Peugeot 308 (Foto: Divulgação)

Está marcado para o mês de março de 2012 o lançamento de um novo segmento de carro hatches aqui no Brasil, o Peugeot 308. Apesar do lançamento ser agora este ano, o carro já foi visto de forma “camuflada” por algumas pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro no fim do ano passado, claro que eram apenas testes.

☰ CONTEÚDO

Novo Design

Novo Design mais estiloso e moderno (Foto: Divulgação)

O design do novo Peugeot 308 incorpora sutilmente os novos códigos estilísticos da marca. Embora as dimensões não estejam alteradas, as novas linhas casam o mais próximo possível a montagem mecânica do carro para acentuar a sua postura atlética, enquanto que o aspecto da frente dá um novo olhar para frente “flutuante” conceito de grade. Uma maior importância foi atribuída às superfícies para a determinação de um estilo elegante e luxuoso. Há proteções centrais de nivelamento, disponíveis em acabamento preto, que foram feitas mais finas para dar maior destaque ao metal puro. Isto também é verdade da entrada de ar única que agora é menor em tamanho.

Elementos de estilo melhoram a elegância natural que emana do novo 308. Um talão de cetim cromo melhora a nova grade frontal, assim como as barras horizontais, disponível em preto ou cromado brilhante de acordo com a forma do corpo (saloon, CC ou SW).

Painel

O painel além de bonito é super pratico e moderno (Foto: Divulgação)

A seção inferior do painel frontal ajuda a ampliar visualmente o carro e o “planta” na estrada, incorporando novas luzes de dupla função (diurno e laterais) em forma de boomerang, disponíveis de acordo com as versões. Com seu acabamento minucioso, eles se misturam perfeitamente e estão harmoniosamente posicionados sobre o cerca superior da caixa de luz de nevoeiro. Composto por LEDs de intensidade variável e um guia de luz, eles garantem uma assinatura visual única de dia e de noite, enquanto ilustrando o alto nível de tecnologia de destaque no novo 308.

Na parte superior, o nariz em forma de V do capô é uma das principais características expressivas do Peugeot 308. Ele foi reprojetado para se adequar a montagem mecânica do carro, tanto quanto possível e fornece um novo link com a grade dianteira de flutuação, em linha com os novos códigos estilísticos da Peugeot. O emblema é marcado em sua construção material com um tipo de novo dual, e é orgulhosamente posicionado na ponta do capô em uma base de verniz preto novo set com um talão de cromo, também em forma de V.

O esboço deste nariz é fluido, e a característica, é mais curvilínea, particularmente na junção das luzes e do capô. Os novos faróis de vidro liso frente, perto da instalação dos três cilindros, sugerem um olhar que é ao mesmo tempo refinado e assertivo.

O dinamismo do aspecto dianteiro é ecoado nas laterais do carro. A linha de styling, correndo dos arcos das rodas dianteiras, atravessa a lateral do corpo e as luzes traseiras antes de cair para o menor painel traseiro e chegando ao fim na parte inferior.

A fluidez do estilo é reforçada pela superfície lateral envidraçada que segue uma linha de cintura mergulhando, e também pela janela panorâmica traseira, que se sobrepõe aos pilares do painel traseiro.

Opções do Motor

No Brasil, o 308 da Peugeot não teve o preço ainda anunciado, mas podemos avaliar que será acima dos R$ 55.000,00. Por aqui, a variedade de versões será menor que no país vizinho (Argentina), onde é oferecido uma configuração equipada com o motor 1.6 HDi diesel turbo de 115 cv de força. Porém teremos a  estreia do novíssimo motor 1.6 16V EC5, desenvolvido em parceria com a Bosch e o melhor de tudo, a fabricação é nacional, o que pode influenciar e muito no preço final do veículo.

Será oferecido à opção de motor 2.0 Flex, ao que parece o mesmo modelo que vem nos sedãs 408 e Citroën C4 Pallas. As potências de 143 e 151 cv (gasolina/álcool) com torques de 20 e 22 kgfm aos 4.000 giros, na mesma ordem. Todos os motores irão vir acoplados com câmbio manual de cinco marchas, ou com caixa automática Tiptronic de quatro velocidades, o mesmo oferecido nos modelos 408 e no C4 Pallas.

Destaques do Peugeot 308

Modernidade e Estilo (Foto: Divulgação)

O destaque principal do 308 1.6 é o sistema FlexStart, o qual dispensa o pequeno tanque de gasolina (muito usado para auxiliar a partida de motores flex, usado com álcool em regiões onde a temperaturas é baixa). Há também um novo propulsor que possui comando variável (VVT) para as válvulas de admissão. A Peugeot menciona que as potências são 115 e 122 cv (gasolina e álcool) e torque de 16,4 kgfm aos 4.000, porém 80% da energia é liberada a partir dos 1.500 rpm.

Meio ambiente e o Peugeot 308

Determinado a consolidar sua liderança em termos de prazer de condução em estrada e, o Peugeot 308 tem como objetivo ser uma referência em termos de eficiência ambiental. De fato, seguindo os passos do 508 , o novo Peugeot 308 possui características inovadoras e-HDi tecnologia micro-híbrida, a última geração STOP & START, na litros HDi FAP 112 cv 1,6 Euro motor. Esta oferta, no “entry-level” do motor, está disponível com uma caixa de câmbio semi-automático manual e, pela primeira vez, com uma caixa manual completo, para melhor dirigibilidade.

Essa unidade HDi permite que o carro tenha:

  • Redução de 15% no consumo de combustível na cidade;
  • Redução de 5 g/km das emissões de CO2;
  • Reinício do motor (start) 40% mais rápido (400 ms) do que com um sistema sem o reforço de arranque;
  • Melhoria na dirigibilidade com o Stop & Start (mais silencio e sem vibrações).

Esses detalhes tem sido o diferencial de vários carros que estão sendo lançados em 2012 e também nos próximos anos.

Interior

Interior confortável e moderno (Foto: Divulgação)

Estilistas trabalharam duro para explorar ao máximo os volumes interiores libertados pela arquitetura semi-elevada do Peugeot 308. Eles conceberam um painel de bordo particularmente inclinado, quase simétrica para os pilares do pára-brisas da frente, para oferecer visibilidade exterior desimpedida.

Além disso, havia uma determinação marcada para dar ao interior uma sensação de muito luxo e um acentuado senso de qualidade percebida. O resultado é um painel de bordo puro e elegante, onde um lugar de destaque é dado a materiais de qualidade superior, de acordo com acabamento: revestimento macio, couro caimento, cromo, preto laçado e materiais diversos. O cuidado com o acabamento é a ênfase no conforto interior são evidentes em cada detalhe.

Os assentos especiais na versão GTi tem costura vermelha visível com marcação específica em cima do banco de trás e um anel de alumínio volante mostrando a palavra “GTi”. Vidros escuros traseiros, com tampões também escuros (Storm Grey) e a máscara de titânio nas lâmpadas de descarga, conferem a esta versão uma identidade esportiva, em perfeita sintonia com o potencial dinâmico do seu motor 1.6 THP 200 cv.

Dentro do 308 CC, o olho é capturado também pela elegância dos 4 lugares, com apoios de cabeça integrados e a possibilidade de acabamento em couro completa sobre o painel de bordo, em diferentes tons, que transmitem uma imagem de carro de turismo. Este projeto intuitivo traz assentos mais confortáveis com um difusor de ar quente Airwave por trás do pescoço dos passageiros da frente. O prazer de condução open-top é, assim, reforçado.

As dimensões interiores e esforços pelos designers para liberar tanto espaço quanto possível para o conforto dos passageiros fazem o 308 um dos carros mais confortáveis em seu segmento.

Agora é aguardar e testar o novo Peugeot 308, enquanto isso vejas as fotos abaixo!

Top