Pet Shop: Cuidados Com Animais

Os animais merecem cuidados específicos para não sofrerem danos ao longo de sua vida. Cuidar de um animal requer paciência e carinho. Cabe a…

Por Redacao em 16/09/2009

Os animais merecem cuidados específicos para não sofrerem danos ao longo de sua vida. Cuidar de um animal requer paciência e carinho.

Cabe a cada dono cuidar com carinho e respeito do seu animal de estimação, afinal estes são muitas vezes fonte de alegria, pois quem não aprecia a recepção calorosa do cachorrinho latindo, pulando abanando o rabo, o do gatinho se esfregando nas pernas? Criar um animal deve ser uma decisão, que deve ser discutida e aceita por toda a família, e não uma situação repentina, pois todo animal precisa de um lar que o respeite e o ame.

Para cuidar de maneira excelente do seu animal, é necessário que fique também atento quando levá-lo ao pet shop. Isto quer dizer que você deve ter atenção em alguns aspectos comportamentais de seu animal, pois está crescendo o número de animais que estão sofrendo maus tratos, quando na verdade deveriam receber cuidados.

Primeiramente você deve conhecer bem o pet shop que irá levar e deixar o seu animal, é importante observar se os funcionários são atentos ou não, preste atenção a higiene de todo o local, especialmente a mesa de tosa e equipamentos, observe se o ambiente está livre de pelos, verifique se os funcionários responsáveis pelo banho estão protegendo os animais, como não deixar de colocar algodão no ouvido do mesmo para que não entre água.

Outra medida é observar o comportamento do animal ao chegar em casa, se há algo de errado. Algumas pessoas observam um comportamento resistente de seus animais, mas acreditam ser normal. Normalmente o animal avisa que está sofrendo maus tratos, pois ele cria uma certa resistência, não querendo ir ao pet shop, alguns têm horror, entram em pânico e até tremem ao ir ao pet shop. Não se iluda com a idéia de que os animais têm medo de tomar banho e por isso ficam com medo de ir ao pet shop, pois os animais não têm medo de voltar a lugares onde eles foram bem tratados.

Muitos pet shops dopam os animais para atender um número maior de animais e assim eles dão menos trabalho ao tosador, portanto observe se o animal chega sonolento ou se o pet shop faz a entrega do animal depois de muitas horas, prefira buscar pessoalmente o seu animal. É comum não permitirem a presença do dono no momento do banho ou tosa, mas fique atento a esse ponto, pois muitos animais levam cascudos, tapas, escovadas na cabeça e nas costas etc. Atente-se a pele do animal por baixo do pelo, pois tem ocorrido queimaduras com secadores. Alguns animais são deixados em gaiolas apertada por longos períodos sem água e com outros animais. Verifique o tipo de shampoo usado no banho de seu animal e a troca de toalhas.

É importante estar atento, pois são registrados muitos casos de danos aos animais dentro de pet shop, fazendo desse jeito, você estará protegendo o seu animal de estimação e demonstrando o seu amor!

Top