Pessoas famosas que estavam no Titanic

Pessoas famosas que estavam no Titanic

Na época do seu lançamento, o Titanic foi apresentado às pessoas como ‘inafundável’ e buscou superar todos os navios concorrentes em matéria de tecnologia.…

Por Isabella Moretti em 13/04/2012

Na época do seu lançamento, o Titanic foi apresentado às pessoas como ‘inafundável’ e buscou superar todos os navios concorrentes em matéria de tecnologia. O transatlântico foi considerado um triunfo da engenharia náutica, mas afundou logo na sua primeira viagem.

No dia 14 de abril de 1912, o Titanic colidiu com um iceberg e teve a sua estrutura totalmente abalada. Não demorou muito para que a embarcação começasse a submergir, resultando na morte de 1.523 pessoas. Apesar da existência de outros desastres marítimos mais catastróficos que o Titanic, as histórias contadas a respeito do navio ainda estão calcadas no imaginário popular.

Sendo o Titanic uma referência em matéria de tecnologia para o início do século XX, ele despertou o interesse de muitas pessoas ricas e famosas. A empresa responsável pela construção do transatlântico  procurou divulgar o novo empreendimento como sendo um verdadeiro castelo flutuante.

O luxo foi um grande atrativo para as famílias endinheiradas que viajaram na 1ª classe. Entre as possibilidades de lazer oferecidas pelo Titanic, destacam-se as três bibliotecas, os banhos turcos, o salão de jogos, a quadra de squash e as duas orquestras.

Por todas estas vantagens de luxo e requinte, grandes personalidades da sociedade britânica e americana embarcaram no navio, que partiu de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos Estados Unidos.

Figuras notáveis que estiveram no Titanic

Thomas Andrews

Thomas Andrews: foi um dos projetistas do Titanic e participou da viagem inaugural para fazer ajustes no navio em casos de necessidade. Foi visto pela última vez na sala de fumantes da primeira classe e morreu no naufrágio, com 39 anos.

John Jacob Astor IV

John Jacob Astor IV: embarcou com a esposa no Titanic, mas não conseguiu se salvar da tragédia marítima.  Astor era um empresário americano bilionário e morreu aos 47 anos. Sua mulher, que estava grávida na época, foi uma das sobreviventes.

Isidor Straus

Isidor Straus: era proprietário de uma loja de departamento norte-americana, a Macy’s. Ele abriu mão de ser resgatado para dar lugar aos mais jovens nos botes e acabou morrendo junto com a esposa no naufrágio, aos 67 anos. Atualmente a rede de Isidor conta com 431 lojas nos Estados Unidos.

Benjamin Guggenheim

Benjamin Guggenheim: O empresário americano embarcou no Titanic ao lado da sua amante. Na noite da colisão com do navio com o iceberg, ele vestiu roupas de gala, foi para o convés e gritou: “Estamos preparados para afundar como cavaleiros”.

J. Bruce Ismay

J. Bruce Ismay: Era filho do fundador da empresa que construiu o Titanic, a White Star Line. Ele sobreviveu ao naufrágio e faleceu apenas em 1937, com 75 anos de idade.

Margaret Brown

Margaret Brown: foi apelidada de “a inafundável Molly Brown” por causa da sua liderança durante o naufrágio do Titanic. Ela ajudou na retirada dos passageiros do navio e só entrou no último bote. Considerado uma heroína, Margaret se tornou uma célebre sobrevivente do Titanic, vindo a falecer em 1932.

Eva Hart

Eva Hart: a última sobrevivente do Titanic com lembranças, mas faleceu no ano de 1996, aos 91 anos. Quando o naufrágio ocorreu, Eva tinha apenas sete anos, mas se recordava claramente do momento em que entrou no bote com a mãe e teve que se despedir do pai.

Millvina Dean

Millvina Dean: foi oficialmente a última sobrevivente do Titanic, conseguindo se salvar na tragédia e vindo a falecer apenas em 2009, aos 97 anos. Quando o naufrágio ocorreu, Millvina tinha pouco mais de dois meses de vida, sendo a passageira mais jovem a bordo do navio.

Top