Pessoas com baixo QI tendem a ser preconceituosas, diz estudo

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Ontario, no Canadá, e divulgada na revista Psychological Science, concluiu que indivíduos menos inteligentes são mais…

Por Editorial MDT em 06/02/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Ontario, no Canadá, e divulgada na revista Psychological Science, concluiu que indivíduos menos inteligentes são mais conservadores, preconceituosos e racistas. A pesquisa divulga que crianças com baixo QI estão mais dispostas a apresentar comportamentos preconceituosos na fase adulta.

A descoberta mostra para um ciclo depravado, em que esses adultos com pouca inteligência ‘giram’ em torno de ideologias socialmente conservadoras, resistentes à transformações e que, deste modo, originam o preconceito.

Os indivíduos menos inteligentes seriam atraídos por ideologias conservadoras, de acordo com a pesquisa, porque proporcionam ‘estrutura e ordem’, o que dá um certo ‘conforto’ para compreender um mundo cada vez mais complexo. “Infelizmente, muitos desses recursos também podem contribuir para o preconceito”, disse Gordon Hodson, pesquisador chefe da pesquisa.

Hodson afirmou além disso que, apesar da conclusão, a decorrência não expressa que todos os liberais são surpreendentes e nem que todos os conservadores são estúpidos. O estudo é uma pesquisa de médias de grandes grupos.

Top