Pessoas canhotas: mitos e verdades

Muita dúvida ainda existe sobre as pessoas canhotas. Até o momento, os cientistas não conseguiram chegar a uma teoria que explicasse o desenvolvimento de…

Muita dúvida ainda existe sobre as pessoas canhotas. Até o momento, os cientistas não conseguiram chegar a uma teoria que explicasse o desenvolvimento de uma pessoa canhota. Devido a isso, muitos questionamentos e crendices surgem a respeito desse fato. Tendo isso em vista, separamos alguns mitos e  verdades sobre as pessoas canhotas.

Conheça alguns mitos e verdade sobre a sua voz.

Pouco se sabe sobre os canhotos se desenvolvem. (Foto: divulgação)

Os canhotos possuem melhor desempenho – verdade

Atualmente, há  muitas situações positivas que circundam as pessoas que utilizam a mão esquerda. Após estudos, foi comprovado que os indivíduos canhotos, em especial, os esportistas, possuem melhor desempenho em suas atividades físicas.

Existem mais pessoas canhotas, do que destras, no mundo – mito

Apesar de ser um tema muito estudado pelos cientistas de todo o mundo, ainda não conseguiram comprovar o motivo da predominância de destros na sociedade, em relação aos canhotos. Atualmente, sabe-se que a população é composta por apenas 10% de canhotos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Problemas mentais estão mais relacionados aos canhotos – verdade

Especialistas afirmam que cerca de 20% dos canhotos, possuem algum problema mental entre eles, a esquizofrenia, a dislexia, o déficit de atenção e a hiperatividade. Apesar disso, poucos estudos conseguiram comprovar, até o momento, o motivo dessa maior prevalência.

Estudos demonstraram que os atletas possuem maior desempenho nas atividades físicas. (Foto: divulgação)

O cérebro de um canhoto funciona de maneira diferente que o de um destro – verdade

O cérebro é dividido em dois hemisférios e estes, são divididos em lóbulos. Assim, cada parte desempenha tarefas diferentes para a resolução de problemas e a organização de tarefas. Eles também são responsáveis pelo controle da fala e do movimento. Assim, de maneira geral, o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo e vice-versa. Como resultado, podemos afirmar que o cérebro do canhoto não é igual ao do destro, porém, até que ponto essas diferenças ocorrem, ainda não se sabe.

Continuar Lendo  Estreias nos cinemas novembro de 2012

O gene LRRTM1 é o responsável pelo desenvolvimento de um canhoto – mito

No ano de 2007, foi descoberto o gene LRRTM1 que alguns acreditaram ser fator principal em desenvolver uma pessoa canhota. No entanto, isso não é verdade! Segundo especialistas, o gene é apenas um aspecto importante do funcionamento do cérebro, sendo um fator de grande contribuição para esse desenvolvimento, porém, não o único. Na realidade, o LRRTM1 é o gene que afeta a assimetria do cérebro e é uma das causas de esquizofrenia e mudanças bruscas de comportamento.

Em torno de 20% dos indivíduos, são canhotos. (Foto divulgação)

Apesar dos canhotos serem uma população muito prevalente em nosso meio, pouco se sabe sobre seu desenvolvimento. Até o momento, mesmo após diversos estudos, pouco foi comprovado. Devido a isso, muitas crendices cercam esse tipo de pessoas. Esperamos que após conhecer alguns mitos e verdade sobre os canhotos, esqueça as crendices e aprenda um pouco mais sobre essa diversidade tão interessante.

Conheça os sinais do corpo que indicam uma mentira.

Top