Pessoas arrogantes: como lidar

Pessoas arrogantes: como lidar

Sem sombra de dúvidas um dos piores tipos de defeitos que alguém pode ter é aquele que interfere em suas relações interpessoais e acaba…

Por Editorial MDT em 23/07/2012

Todos estão sujeitos a lidar com pessoas arrogantes. (Foto: Divulgação)

Sem sombra de dúvidas um dos piores tipos de defeitos que alguém pode ter é aquele que interfere em suas relações interpessoais e acaba agredindo terceiros. A arrogância é um bom exemplo desse tipo de problema.

Infelizmente, todos estão sujeitos a acabar encontrando ou até mesmo tendo de conviver com algum sujeito arrogante. Geralmente, esses indivíduos gostam de maltratar as outras pessoas e agem de forma soberba apenas para exibir sua “superioridade”, ou por pensar que sua posição social é privilegiada em relação aos outros.

Saiba como evitar situações embaraçosas no trabalho.

Explicação para a arrogância

Estudiosos do comportamento humano afirmam que a postura arrogante geralmente é secundária a uma necessidade constante de autoafirmação, somada à variáveis graus de imaturidade. Isso significa que a pessoa arrogante assume essa atitude como uma forma de autoproteção, para esconder seus medos mais internos, decorrentes da baixo autoestima e sentimentos de impotência.

Veja dicas de como ganhar pontos com o chefe.

A arrogância é uma forma de esconder o verdadeiro "eu". (Foto: Divulgação)

Cinco passos para lidar com pessoas arrogantes

Independente do lugar, o mais importante na hora de lidar com uma pessoa com gênio mais complicado é manter a calma, respirar fundo e agir com bastante elegância. Confira as dicas para tirar de letra essas situações:

1º passo – Levante a cabeça e mantenha a classe

Perder a calma e partir para a agressão física ou verbal só vai piorar a situação e te fazer perder a razão. A dica é ouvir tudo o que o outro tem a dizer, mesmo sendo ofensivo e em seguida responder com muita classe, em tom audível, procurando fixar o olhar nos olhos do indivíduo arrogante. Apesar de muitas vezes o agressor não se importar, todos que estiverem ao redor perceberão seus esforços para manter-se civilizado e irão respeitar essa atitude;

2º passo – Ignore as alfinetadas

Apesar de parecer difícil, a recomendação é não demonstrar que se sente afetado pelos comentários maliciosos e alfinetadas. Tomar essa atitude é a melhor maneira de acabar com o objetivo do comportamento da pessoa arrogante, que é diminuir todos que estão ao seu redor;

3º passo – Não se diminua

O olhar altivo do indivíduo arrogante muitas vezes acaba fazendo com que o outro se sinta diminuído. Abaixar o olhar, falar gaguejando e não saber onde colocar as mãos são alguns sinais desse problema. Ao conversar com uma pessoa complicada, olhe dentro dos olhos dela, tenha o cuidado de dizer as palavras em tom bem audível e compassadamente e mantenha uma postura bem ereta e com as mãos a vista (nada de colocá-las nos bolsos ou nas costas);

4º passo – Questione

A melhor coisa que uma pessoa pode fazer ao ser insultada por algum comentário malicioso ou alfinetada de um indivíduo arrogante é questioná-lo. A melhor pergunta para desarmá-lo, fazendo com que dê alguma resposta sem sentido é “para que tanta agressividade?”. Com certeza isso evitará ataques futuros;

5º passo – Evite brigas

A arrogância atrapalha as relações interpessoais.(Foto: Divulgação)

Caso acabe entrando em uma discussão, é melhor ir para outro lugar do que ser obrigado a alterar o tom de voz. Para se sair por cima, caso a pessoa arrogante se altere e aumente o tom da voz, basta continuar falando baixo e repetir o 4º passo.

A arrogância é um problema sério e conviver com pessoas assim pode ser praticamente impossível. Para evitar desgastes desnecessários e outros problemas de saúde decorrentes do estresse, mudar de função, escola ou emprego pode ser uma opção para não ter que lidar com a pessoa arrogante todos os dias.

Relembre os vilões inesquecíveis das novelas brasileiras.

Top