Pessoal x Profissional: Aprenda a Distanciar um do Outro e Tenha uma Vida Melhor

PUBLICIDADE

Um dos maiores enigmas para quem tem uma carreira é justamente a ideia de separar vida pessoal e profissional. Os antigos mandamentos dourados dizem que não devemos levar problemas de casa para o trabalho e vice versa. Afirmam que esta prática é necessária, imprescindível, porém essa seria uma expectativa real? Seria mesmo possível separar uma coisa da outra?

Existe sim uma resposta, e essa é “não”. Pelo menos não no sentido do velho tudo ou nada.

Vida particular x Vida profissional

PUBLICIDADE

De acordo com o portal Terra, a satisfação profissional costuma se estender em todos os aspectos da vida, assim como a felicidade contribui para o desempenho no trabalho: está tudo atrelado, de forma que não cabe uma total separação. Seria impossível e também inviável, ainda mais no momento atual: vivemos em um tempo onde as empresas nunca pareceram tão atentas aos seus funcionários, em todos os sentidos.

Qualidade de vida tem sido a palavra chave após a descoberta de que não há como pensar a questão somente por um ângulo. Há agora espaço para a compreensão: um modelo muito diferente da antiga aspereza que parecia ser regra em ambientes corporativos, mas é claro que isso não significa uma permissão para que tudo se misture indefinidamente.

O segredo é o equilíbrio:

Para o palestrante e conferencista Tom Coelho é preciso equilíbrio: em entrevista para a Catho Online ele declarou que: por mais interferência que a vida pessoal possa ter na profissão, espera-se que o tempo de trabalho seja dedicado exclusivamente ao trabalho e com o mínimo gasto de atenção possível as problemas particulares. Claro que há ocasiões onde acontecerão urgências, afinal o inesperado pode acontecer, porém não devem ocorrer abusos. E obviamente, na hora em que estes problemas acontecerem, deve haver honestidade para assim evitar que algum lapso do funcionário seja visto de forma errada e descontextualizada.

PUBLICIDADE

A mesma matéria da Catho Online também dá algumas orientações importantes a respeito deste equilíbrio. Confira algumas delas:

– Se você tem amizades com colegas de trabalho e estende essa relação a sua vida pessoal evite a postura de falar mal do emprego ou reclamar, seja do cotidiano profissional ou das pessoas ao seu redor. Este tipo de comentário pode gerar conflitos caso sejam revelados aos demais.

PUBLICIDADE

– Se você tem uma relação de amizade com chefe e equipe e até frequenta happy hour lembre-se que o ambiente de trabalho não deve ser tratado com a mesma intimidade que na rua. Deslizes neste sentido podem ser muito inconvenientes.

– Tente não fazer tudo ao mesmo tempo: pese o tamanho de seus problemas e o tempo do qual você dispõe para resolvê-los. Uma vez pensado, tente resolvê-los em tempo e locais adequados.

– Caso esteja passando por algum problema que esteja interferindo em seu desempenho no trabalho deixe o seu líder a par disso. Não que sirva como desculpa, mas compreensão e apoio são sempre bons em momentos como esse.

PUBLICIDADE

Agindo com equilíbrio ambos os pontos podem coexistir sem problemas. Invista!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.