Pesquisadores podem ter descoberto vacina universal contra gripe

Pesquisadores do Canadá descobriram mais informações que podem levar à criação de uma vacina universal contra a gripe sazonal. É o que revale uma…

A vacina usada contra o vírus H1N1 gerou uma série de anticorpos que protegem contra diversos outros tipos de gripe.

Pesquisadores do Canadá descobriram mais informações que podem levar à criação de uma vacina universal contra a gripe sazonal. É o que revale uma pesquisa publicada nesta terça-feira na revista Frontiers in Immunology.

Os pesquisadores descobriram que a vacina aproveitada contra o vírus H1N1 da pandemia de 2009, gerou uma série de anticorpos que protegem contra diversos outros tipos de gripe, até mesmo o vírus  H5N1, da gripe das aves.

 Leia mais: Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2012

O motivo pelo qual estes anticorpos vastamente protetores são eficazes é que se conectam à raiz de uma proteína da gripe HA (Hemaglutinina) no lugar da cabeça da mesma proteína, como faz a maior parte das vacinas contra a gripe.

A pandemia de H1N1 matou mais de 14 mil pessoas ao redor do mundo.

“As vacinas atuais contra a gripe têm como objetivo a cabeça da HA para prevenir as infecções, mas devido a que o vírus da gripe sofre mutações muito rapidamente, esta parte da HA muda com rapidez, daí a necessidade de vacinas diferentes a cada temporada de gripe”, explicou John Schrader, diretor do Centro de Pesquisas Biomédicas da Universidade da Columbia Britânica.

“Ao invés de atacar a cabeça variável da HA, os anticorpos atacam a raiz da HA, neutralizando o vírus da gripe”, completou.

Em 2011, pesquisadores americanos divulgaram na revista médica Journal of Experimental Medicine, que os indivíduos que se recuperaram da gripe suína de 2009, desenvolveram anticorpos que protegem contra uma multiplicidade de diversas linhagens da gripe.

A descoberta permite ter esperança de uma vacina universal contra diversas espécies existentes há anos.

A análise, baseada em nove voluntários que ficaram doentes em 2010, descobriu anticorpos que, avaliados em camundongos, foram capazes de protegê-los contra uma dose funesta de pelo menos outras três linhagens, até mesmo a das aves.

Leia também: Diferenças entre gripe, resfriado e alergia

Esta descoberta permite ter esperança de uma vacina universal contra diversas espécies existentes há anos.

Descoberta pela primeira vez em 2009, no México e nos EUA, a gripe suína foi incomum, uma vez que foi particularmente ameaçadora para os jovens e as grávidas, diferente da maior parte das outras linhagens de gripe, as quais tendem a ser mais perigosas entre os idosos. A pandemia de H1N1 matou mais de 14 mil pessoas ao redor do mundo.

Top