Pesquisa relaciona criatividade à bebida e insônia

PUBLICIDADE
Imagem: (Foto Divulgação)

De forma autônomas, duas instituições americanas realizaram pesquisas que, juntas, se opõem ao senso comum quando a questão é performance e criatividade. Os estudos alegam que nosso cérebro gera melhores ideias quando somos privados de sono ou estamos sob efeito de álcool. O estudo completo foi divulgado na revista Wired.

A primeira pesquisa, da Universidade de Illinois, em Chicago, revelou que universitários respondem melhor a perguntas de lógica ou que ordenam pensamento “fora da caixa” quando consomem bebidas alcoólicas. Nas análises, os pesquisadores confrontaram resultados dos estudantes sóbrios e os que consumiram álcool. O resultado apontou que aqueles que haviam bebido levaram menos tempo para resolver as questões. De acordo com os autores da pesquisa, eles apresentaram 30% a mais de chances de localizar a solução para os problemas.

Já a segunda pesquisa, esta conduzida pela Universidade de Albion, em Michigan, avaliou 400 alunos durante a deliberação de seus trabalhos de álgebra, pela manhã e à noite. Aqueles que responderam às perguntas depois da privação de horas de sono apresentaram seu desempenho majorado em 50%.

PUBLICIDADE

Os controversos resultados apontam que diante de pilha de prazos, o descanso e o equilíbrio estimulam a inspiração ou a invenção.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.