Peruas mais lembradas das novelas: fotos

Peruas mais lembradas das novelas: fotos

Fúteis, extremamente vaidosas e loucas por dinheiro – assim são as peruas da ficção. Elas normalmente despertam o riso dos telespectadores, afinal, se vestem…

Por Isabella Moretti em 28/09/2012

Fúteis, extremamente vaidosas e loucas por dinheiro – assim são as peruas da ficção. Elas normalmente despertam o riso dos telespectadores, afinal, se vestem de forma extravagante e também adotam um comportamento cheio de atitudes bem humoradas. Mas, não se engane. Algumas dondocas também são vilãs e adoram aprontar nas novelas.

Viúva Porcina (Regina Duarte), de Roque Santeiro. (Foto:Divulgação)

Relembrando as peruas da ficção

A perua é um tipo sempre retomado nas novelas brasileiras, sendo assim amadas ou odiadas pelo público. Algumas personagens que adotaram este modelo ficaram na lembrança, como é o caso da inesquecível Viúva Porcina, vivida por Regina Duarte. A perua tornou os capítulos da novela ‘Roque Santeiro’ ainda mais interessantes.

Algumas atrizes parecem que nasceram para interpretar as peruas das novelas. Por isso elas não assumem o papel apenas de uma dondoca, mas sim de várias. Christiane Torloni, por exemplo, causou muitos comentários com a sua personagem Teresa Cristina, que além de perua enlouquecida, era a vilã da trama. Não foi a primeira vez que a atriz teve esta experiência, em “Caminho das Índias” ela viveu a dondoca Melissa e em “América” interpretou a perua cleptomaníaca Haydée.

Teresa Cristina (Christiane Torloni), de Fina Estampa. (Foto:Divulgação)

Outra atriz que costuma fazer sucesso com os seus papéis de ‘perua’ é Claudia Raia. Mas, ao contrário de Christiane Torloni, a atriz interpretou na televisão dondocas que tinham bom coração e eram muito engraçadas. Em ‘Tititi’ ela foi Jaqueline, uma perua exagerada e com alguns parafusos a menos na cabeça. Já em ‘A Favorita’, Claudia Raia deu vida a protagonista Donatela, que começa a trama como dondoca e depois perde toda a sua fortuna.

As novelas apresentaram para os telespectadores peruas de todas as idades, épocas e gostos, mas todas tem algo em comum: o exagero. Na memória da TV brasileira há peruas pós-modernas, como Natalie Lamour (Débora Secco), de “Insensato Coração” e também as nobres, como a Rainha Valentina (Tereza Rachel) de “Que rei sou eu”. A Rede Globo já chegou a apresentar na sua programação peruas ‘importadas’, como é o caso da marroquina Nazira, vivida por Eliane Giardini em “O Clone”.

Veja também: As Melhores Brigas em Novelas

Rainha Valentina (Tereza Rachel), de Que rei sou eu. (Foto:Divulgação)

Embora as peruas tenham o costume de adotar um visual mais extravagante, elas também lançam moda entre as mulheres. Atualmente, a dondoca Chayene (Claudia Abreu) de “Cheias de Charme” faz sucesso com as suas roupas e, principalmente, com o make-up brilhante, que virou tendência entre as brasileiras que gostam do estilo.

Fotos das peruas das novelas

Veja a seguir uma seleção de fotos das personagens que foram tachadas de peruas e conquistaram o Brasil.

Saiba mais: Reencontros marcantes entre pais e filhos nas novelas

Top