Pernas inchadas no verão: como evitar, dicas

Muitas pessoas sofrem com o desconforto das pernas inchadas no verão. Isso ocorre porque, diante das altas temperaturas, os vasos sanguíneos se dilatam, aumentando…

Muitas pessoas sofrem com o desconforto das pernas inchadas no verão. Isso ocorre porque, diante das altas temperaturas, os vasos sanguíneos se dilatam, aumentando a circulação. O líquido presente no sangue acaba “transbordando” e se acumulando. Trata-se de algo normal, desde que não seja muito frequente ou com inchaço exagerado. Veja algumas dicas que ajudam a reduzir esse desconforto.

No verão, a ocorrência de inchaço é maior (Foto: Divulgação)

Como evitar o inchaço

As pernas e os pés são a parte mais baixa do nosso corpo; por isso, o peso sobre elas é maior e pode, inclusive, dificultar a circulação adequada na região.

Permanecer, durante muito tempo, sem movimentar as pernas é algo que contribui com o comprometimento da circulação. Por isso, é importante levantar-se e andar, durante o expediente, para evitar o inchaço. Com a mesma finalidade, vale a pena elevar as pernas, todos os dias, ao chegar do trabalho. Dedique ao menos 20 minutos de seu tempo diário, deitando-se e colocando 2 ou 3 travesseiros ou almofadas sob as pernas.

Elevar as pernas, todos os dias, ajuda a diminuir o inchaço (Foto: Divulgação)

A prática constante de exercícios físicos também ajuda a movimentar os líquidos acumulados, diminuindo o inchaço. Tal medida não é útil apenas para desinchar, mas também para melhorar a circulação, como um todo, evitando problemas mais sérios, como a trombose, por exemplo.

Evitar o acúmulo de gordura é essencial para combater o inchaço. Isso porque, ao extravasar, os líquidos se acumulam no tecido gorduroso. Portanto, manter o peso ideal diminuirá áreas em que o líquido possa fica retido.

Vale lembrar, também, que o inchaço dos pés e pernas pode se agravar nas mulheres, no período da menstruação. Verifique possíveis alterações hormonais, visitando o ginecologista, com frequência.

Continuar Lendo  Acabe com a retenção de líquidos

Outras causas do inchaço

Deve-se ter atenção com vasinhos e varizes (Foto: Divulgação)

Além do calor, que faz aumentar os casos de inchaço, também existem outros fatores, que podem ser responsáveis por ele. É de extrema importância verificar a frequência e a intensidade do incômodo, pois ele também pode estar relacionado a outros problemas, tais como:

– doença cardíaca, renal ou idade avançada;

– hábito de consumir tabaco e álcool;

– má alimentação;

– doenças venosas (problemas nas veias, como vasinhos e varizes, que sinalizam má circulação e podem evoluir para quadros mais graves);

– ambientes muito quentes (evite sol em excesso ou saunas, quando houver inchaço frequente).

Durante o verão, tenha atenção com a movimentação de suas pernas, evitando que fiquem paradas em uma mesma posição, durante muito tempo. Além disso, contribua com a circulação, adotando uma dieta leve e saudável, com frutas, legumes e verduras, dando ênfase em alimentos diuréticos e diminuindo o sal da comida. Consuma muita água e, se possível, tome sucos diuréticos.

Top