Conheça os principais perigos e cuidados com unhas encravadas, lendo a matéria a seguir, e saiba também como evitar esse problema, que afeta a muitas pessoas, causando dores e desconforto nos pés.
Também chamada de onicocriptose, a unha encravada no pé ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo, resultando em vermelhidão, dor e inchaço ao redor da unha atingida.
Entre as principais causas da unha encravada estão o uso constante de sapatos apertados, deformidades dos pés ou dos dedos que colocam pressão extra no dedo, unhas cortadas incorretamente (muito curtas ou com bordas arredondadas, ao invés de retas) e determinadas lesões no dedo.
Principais causas da unha encravada
Perigos e cuidados com unhas encravadas
Os principais sintomas da unha encravada são aqueles que citamos no início da matéria, causando desconforto em quem sofre com o problema, podendo também fazer com que a pessoa não consiga usar sapatos durante alguns dias.
Em casos mais graves de unha encravada, a infecção pode acabar se espalhando pelo dedo e até mesmo chegar ao osso, causando maiores complicações. Para evitar esses e outros perigos, o ideal é tratar o problema o mais rápido possível.
Falando nisso, o tratamento para unha encravada varia de acordo com o tamanho do problema. Em casos mais simples, o podólogo é o profissional mais indicado para cuidar desse problema, mas se a situação for mais séria, não deixe de procurar um médico.
Tratamento caseiro para unha encravada
Nesses casos mais graves, o tratamento pode incluir até cirurgia para remoção da unha encravada e o uso de antibióticos para acabar com a infecção, dependendo da situação em que estiver a unha. As escolhas são feitas após a análise do caso pelo dermatologista.
Dicas para evitar unhas encravadas
Para quem está querendo saber como evitar unhas encravadas, a dica mais básica é cortar as unhas corretamente e com frequência, ou seja, retas e não muito curtas (e nem muito longas também).
Além disso, para prevenir unhas encravadas, evite usar sapatos apertados, como os sapatos de salto muito alto e os de bico fino. O calçado deve oferecer bastante espaço ao redor dos dedos, mas sem ficar muito largo.
Mitos e verdades sobre cuidados com as unhas
E se mesmo assim o problema aparecer, não deixe de procurar um especialista no assunto, que indicará o melhor tratamento para o seu caso.