Perigos e cuidados com unhas encravadas

Andre 07/07/2015 Bem Estar

Conheça os principais perigos e cuidados com unhas encravadas, lendo a matéria a seguir, e saiba também como evitar esse problema, que afeta a muitas pessoas, causando dores e desconforto nos pés.

Perigos e cuidados com unhas encravadas (Foto Ilustrativa)

Também chamada de onicocriptose, a unha encravada no pé ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo, resultando em vermelhidão, dor e inchaço ao redor da unha atingida.

Entre as principais causas da unha encravada estão o uso constante de sapatos apertados, deformidades dos pés ou dos dedos que colocam pressão extra no dedo, unhas cortadas incorretamente (muito curtas ou com bordas arredondadas, ao invés de retas) e determinadas lesões no dedo.

Principais causas da unha encravada

Perigos e cuidados com unhas encravadas

O problema pode surgir em pessoas de qualquer idade (Foto Ilustrativa)

Os principais sintomas da unha encravada são aqueles que citamos no início da matéria, causando desconforto em quem sofre com o problema, podendo também fazer com que a pessoa não consiga usar sapatos durante alguns dias.

Em casos mais graves de unha encravada, a infecção pode acabar se espalhando pelo dedo e até mesmo chegar ao osso, causando maiores complicações. Para evitar esses e outros perigos, o ideal é tratar o problema o mais rápido possível.

O tratamento para unhas encravadas varia de acordo com o caso (Foto Ilustrativa)

Falando nisso, o tratamento para unha encravada varia de acordo com o tamanho do problema. Em casos mais simples, o podólogo é o profissional mais indicado para cuidar desse problema, mas se a situação for mais séria, não deixe de procurar um médico.

Tratamento caseiro para unha encravada

Nesses casos mais graves, o tratamento pode incluir até cirurgia para remoção da unha encravada e o uso de antibióticos para acabar com a infecção, dependendo da situação em que estiver a unha. As escolhas são feitas após a análise do caso pelo dermatologista.

Dicas para evitar unhas encravadas

O corte adequado das unhas é uma das melhores maneiras de prevenir o problema (Foto Ilustrativa)

Para quem está querendo saber como evitar unhas encravadas, a dica mais básica é cortar as unhas corretamente e com frequência, ou seja, retas e não muito curtas (e nem muito longas também).

Além disso, para prevenir unhas encravadas, evite usar sapatos apertados, como os sapatos de salto muito alto e os de bico fino. O calçado deve oferecer bastante espaço ao redor dos dedos, mas sem ficar muito largo.

Mitos e verdades sobre cuidados com as unhas

E se mesmo assim o problema aparecer, não deixe de procurar um especialista no assunto, que indicará o melhor tratamento para o seu caso.

Outros artigos

Oi Tv Por Assinatura Pacotes

17/12/2010

Oi Tv Por Assinatura Pacotes

Oi Tv Por Assinatura Pacotes Hoje em dia as pessoas estão mais dentro de casa e para deixar esses momentos mais agradáveis elas estão optando pela tv por assinatu...

TVs LCD Lojas MM, Ofertas

15/12/2010

TVs LCD Lojas MM, Ofertas

A procura de TVs LCD baratas? Então saiba que as lojas MM realizam promoções especiais de televisores das melhores marcas. Os consumidores podem conferir as opçõ...

2ª Mostra Maiora de Decoração

13/06/2009

2ª Mostra Maiora de Decoração

Foi aberta ao público a 2ª mostra Maiora de Decoração, desde o dia 10/06, com o tema Cores, Formas e Texturas. Dezessete profissionais da arquitetura foram convi...