Editorial MDT 01/07/2013 Bem Estar

A tatuagem de henna é muito popular em nosso meio. Isso porque muitas pessoas desejam enfeitar seus corpos através de uma arte, mas ainda não tem coragem de recorrer para as tatuagens definitivas. No entanto, a tatuagem de henna pode trazer alguns malefícios à vida dos indivíduos. Conheça os perigos da tatuagem de henna.

Muitas pessoas recorrem à realização da tatuagem de henna. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a tatuagem de henna

A tatuagem de henna teve origem na cultura hindu, sendo ainda utilizada em grandes festivais e até mesmo nos casamentos. Isto porque a civilização acredita que a noiva que tiver as mãos e os pés enfeitados terá mais sorte durante a vida conjugal. No entanto, no Oriente, a tatuagem de henna é utilizada apenas com finalidade estética, não existindo um embasamento cultural. Além disso, ela também pode ser encontrada compondo cosméticos ou mesmo para uso terapêutico.

Brasil X tatuagem de henna

Em nosso país, a fama da tatuagem de henna não poderia ser diferente. Há tempos que ela vem conquistando pessoas, em especial durante o verão. A procura por essa arte ocorre por todas as idades, variando das crianças até os adultos.

O perigo das tatuagens de henna

Em alguns casos, a tatuagem de henna pode trazer prejuízos aos indivíduos. Isso porque muitas substâncias são adicionadas ao produto e acabam alterando a sua composição. Geralmente, são adicionados produtos como os corantes, que colaboram em tornar a secagem mais rápida, além de colaborar com uma coloração mais intensa e melhorar a definição do desenho. Como resultado, essa substância pode gerar processos alérgicos, trazendo prejuízos ao indivíduo que realiza a tatuagem de henna.

A coceira pode sre o primeiro sinal de reação alérgica aos produtos da tatuagem de henna. (Foto: divulgação)

Aprenda a reconhecer os sintomas

Separamos abaixo alguns exemplos de manifestações clínicas que surgem quando há reação aos produtos da tatuagem de henna. São eles:

  • Vermelhidão local;
  • Coceira;
  • Formação de bolhas;
  • Descamação.

Diante de qualquer um dos sinais e sintomas da reação a tatuagem de henna anteriormente descritos, é importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista o mais rápido possível. Além disso, o uso do produto deve ser interrompido imediatamente.

Outras complicações da tatuagem de henna

Além das manifestações alérgicas anteriormente descritas, há outras consequências relacionadas ao uso da tatuagem de henna. Entre as mais graves, está a reação cruzada com protetores solar. Quando isso ocorre, pode ocorrer o aparecimento de uma lesão mais profunda na pele, que pode pigmentar e formar cicatrizes horríveis no local da aplicação do produto. Esse problema pode ser agravado, quando a exposição solar é contínua.

Na cultura hindu, a tatuagem de henna dá sinal de sorte aos futuros noivos. (Foto: divulgação)

Muitas pessoas recorrem ao uso da tatuagem de henna. No entanto, ela pode trazer algumas sérias consequências à saúde do indivíduo. Após conhecer os perigos da tatuagem de henna, é importante ficar atento às manifestações e buscar a orientação de um especialista quando houver manifestação de alguma complicação proveniente do produto.

Outros artigos

Dicas para estudar fora do país

08/05/2013

Dicas para estudar fora do país

O intercâmbio é uma experiência que acontece fora do seu país de origem. O estudante vai para uma determinada nação realizar cursos e conhece um idioma diferenciado,...

Onde Comprar Pneus Fate

11/11/2010

Onde Comprar Pneus Fate

É possível encontrar uma variedade de pneus no mercado para atender a todos os gostos também expectativas, quem ainda não teve a possibilidade de conseguir reali...

6 gorduras para você incluir em sua dieta

10/11/2015

6 gorduras para você incluir em sua dieta

Confira 6 gorduras para você incluir em sua dieta. Isso mesmo! Você pode consumir esse tipo de substância e mesmo assim mandar os quilinhos indesejáveis embora. O se...