Perigo das Mochilas de Rodinhas ou Mochilas Pesadas

Você conhece o perigo das mochilas de rodinhas ou mochilas pesadas? Muitas crianças adoram escolher suas mochilas e aparentemente não há nenhum problema nisso. A grande…

Por Redacao em 15/01/2016

Você conhece o perigo das mochilas de rodinhas ou mochilas pesadas? Muitas crianças adoram escolher suas mochilas e aparentemente não há nenhum problema nisso. A grande maioria escolhem a de rodinhas, mais os pais devem ficar atentos as mochilas com rodinhas, pois fisioterapeutas e ergonomistas afirmam que essas mochilas com rodinhas e cheias de compartimentos e bolsos podem trazer riscos à saúde das crianças, afetando a coluna e musculatura deles.

Perigo das Mochilas de Rodinhas ou Mochilas Pesadas (Foto: Veja/Abril)

Perigo das Mochilas de Rodinhas ou Mochilas Pesadas (Foto: Veja/Abril)

Perigo das Mochilas de Rodinhas ou Mochilas Pesadas

 

Separamos algumas dicas para você entender e evitar o perigo das mochilas de rodinhas ou mochilas pesadas. Um dos problemas seria que as crianças acabam forçando apenas um lado do corpo, o que prejudica a postura. Além disso, as estruturas dessas mochilas, a maioria são em metal, as deixam pesadas demais. Ao subir e descer escadas é preciso fazer um esforço, o que para uma criança seria inadequado.

Leia mais informações sobre: Como organizar o material escolar na mochila

Dica de especialista

Algumas mochilas dão a opção da rodinha ou de ser carregada nas costas (Foto: Veja/Abril)

Algumas mochilas dão a opção da rodinha ou de ser carregada nas costas (Foto: Veja/Abril)

Segundo a professora de fisioterapia do Mackenzie Susi Fernandes, a forma certa de levar a mochila de rodinha é: com as duas mãos para trás do corpo, dessa forma o peso será distribuído. Ao subir as escadas, a mochila deve ser colocada nas costas, como se fosse uma mala convencional. Os pais também devem verificar o que os filhos levam na mochila para controlar o peso delas.
A criança não deve carregar uma mochila muito pesada. Uma lei municipal paulistana de 2002 determina que o peso da mochila não pode passar de 10% do peso da criança.

Na prática

Marcas estão investindo em materiais de qualidade (Foto: Capricho/Abril)

Marcas estão investindo em materiais de qualidade (Foto: Capricho/Abril)

Ajude seu filho a ver o que realmente é necessário levar para a escola. Se necessário, converse com a escola em relação à quantidade de livros que devem ser levados ou solicite armários na escola.

De acordo com a fisioterapeuta Yeda Bellia, como a criança está em fase de desenvolvimento, ela não deve fazer muita tensão em partes isoladas no corpo, para que não haja alteração no crescimento.

Leia mais informações sobre: Mochilas Esportivas, Modelos

Como escolher a mochila de rodinhas

As mochilas de lonas finas ou emborrachadas são adequadas, pois o material é mais leve para as crianças. Segundo especialistas o ideal é carregar o material junto ao corpo e de forma simétrica. As mochilas de duas alças e que tem cinto abdominal são bem adequadas, pois dão estabilidade.

Modelos variam de acordo com desenho e preço, algumas oferecem a opção da rodinha (Foto: Capricho/Abril)

Modelos variam de acordo com desenho e preço, algumas oferecem a opção da rodinha (Foto: Capricho/Abril)

Outra dica bacana é sentir o material e avaliar o total de peso que a criança vai carregar. Vale também avaliar que a criança não cuida muito do material e da mochila e quanto melhor for o material, mais ele pode durar. Cuidado com puxadores afiados ou de alumínio, pois a criança pode se machucar. E lembre-se: Mochila muito pesada pode resultar não só em dores, mais em alterações posturais, como lombalgia crônica (dor na coluna), escoliose (desvio lateral da coluna) e hipercifose (corcunda).

Quer mais informações sobre este tema? Confira nossos outros artigos sobre este e vários assuntos, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Top