Perguntas para entrevista de emprego: Como responder?

Perguntas para entrevista de emprego: como responder? Independente da área de atuação, perfil da empresa ou cargo, o recrutador sempre recorre a perguntas-chave para…

Perguntas para entrevista de emprego: como responder? Independente da área de atuação, perfil da empresa ou cargo, o recrutador sempre recorre a perguntas-chave para conhecer melhor o candidato à vaga disponível, para avaliar se os seus valores estão alinhados aos da companhia.

Perguntas para entrevista de emprego: como responder (Foto Ilustrativa)

Perguntas para entrevista de emprego: como responder (Foto Ilustrativa)

Na maioria dos casos, os questionamentos costumam se repetir, e o candidato precisa saber responder com clareza e sinceridade, pois a sua contratação está diretamente ligada a essa importante conversa com o selecionador.

5 erros comuns em entrevistas de emprego

Perguntas para entrevista de emprego: como responder?

Seja sempre sincero nas respostas (Foto Ilustrativa)

Seja sempre sincero nas respostas (Foto Ilustrativa)

Além de evitar mentiras, confira, a seguir, outras dicas importantes para responder às perguntas na entrevista de emprego, a partir de alguns questionamentos que sempre estão presentes nas seleções.

– Fale sobre você.

Direcione a resposta para o âmbito profissional, falando sobre a sua formação acadêmica, trabalhos anteriores, sonhos e expectativas.

– Como você lida com as pressões no trabalho?

Cite exemplos que já vivenciou, pois isso dará consistência à resposta e segurança para o recrutador enxergar o seu potencial.

– Por que devemos contratá-lo?

Responda contando como os seus conhecimentos podem colaborar para o desenvolvimento da empresa.

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Muitas perguntas são sobre o ambiente corporativo (Foto Ilustrativa)

Muitas perguntas são sobre o ambiente corporativo (Foto Ilustrativa)

– Quais são suas principais qualidades? E os defeitos?

Evite os clichês. Ao falar das qualidades, cite exemplos, no âmbito profissional, que mostram como suas qualidades são vistas pelos outros. Já nos defeitos, conte ao recrutador o que tem feito para melhorar (por exemplo, se você é ansioso, diga o que faz para que a ansiedade não atrapalhe o trabalho).

– Por que ficou muito tempo desempregado?

Diga que aproveitou para estudar, viajar e que passou por seleções que não deram certo, se foi realmente o que aconteceu, lembrando-se de ser sempre sincero.

– Qual a sua pretensão salarial?

Cite o salário atual (ou anterior) como referência e deixe claro que você está aberto a uma negociação e que possui interesse em entender o que a empresa tem a oferecer.

Outras dicas para se dar bem na entrevista de emprego

A forma de vestir e de se comportar também conta muito na entrevista de emprego (Foto Ilustrativa)

A forma de vestir e de se comportar também conta muito na entrevista de emprego (Foto Ilustrativa)

Que roupa usar em uma entrevista de emprego

Entre as dicas para se dar bem na entrevista de emprego, vale ressaltar que você deve pesquisar sobre a empresa, pois isso pode ajudar bastante em várias respostas. Além disso, seja sempre educado e cordial e vista-se adequadamente, conforme o estilo seguido pela empresa.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.


Top