Perfume para a casa: como fazer

Nada é mais agradável do que entrar em uma casa perfumada. A fragrância certa tem a capacidade de contribuir com o bem-estar das pessoas, além de atrair energias positivas para a rotina da família.

As rosas contribuem com o cheiro da casa. (Foto:Divulgação)

Existem várias formas de perfumar uma casa, mas é importante ter em mente que cada cômodo combina com um tipo de cheiro. A sala de estar, por exemplo, pede um perfume fresco e que não seja enjoativo. Já o quarto do casal combina com um aroma que seja capaz de acalmar e relaxar.

Para deixar a casa com um cheirinho irresistível, as pessoas costumam comprar velas, aromatizantes em spray, incensos e difusores. No entanto, é possível preparar um perfume exclusivo para a residência sem gastar muito dinheiro.

Saiba mais: Aromatizador natural: como fazer

Como fazer perfume para casa?

Confira a seguir o passo a passo para fazer um perfume para casa. O resultado é um aroma suave e aconchegante.

Ingredientes: 400 ml de água mineral, 13 cubos de gelo, uma panela para fondue, uma tampa de panela, uma faca, uma tábua, um recipiente pequeno de cerâmica, um funil, um borrifador, pétalas de dois botões de rosas e óleo essencial de lavanda.

Um perfume para casa pode ser preparado com pétalas de rosas. (Foto:Divulgação)

Modo de fazer:

1. Retire as pétalas dos botões de rosa e corte-as sobre a tábua;

2. Adicione água mineral na panela e, em seguida, posicione o recipiente de cerâmica no meio. O pote precisa ficar apoiado no fundo da panela, ou seja, ele não pode boiar;

3. Espalhe as pétalas picadas na água ao redor do recipiente de cerâmica;

4. Acenda o queimador e posicione a panela sobre ele. Quem não tem panela de fondue, pode levar ao fogão, desde que o fogo esteja bem baixo;

5. Quando a água começar a ferver, é necessário adicionar algumas gotas de óleo essencial de lavanda;

6. Cubra a panela de fondue com uma tampa virada para baixo. Sobre esta superfície, disponha cubos de gelo. Esta etapa do preparo é responsável pelo choque térmico, fazendo o vapor das flores se transformar em líquido;

O vapor das pétalas é transformado em líquido. (Foto:Divulgação)

7. Após 15 minutos, as pétalas de rosa perdem a cor e o pote no interior da panela é preenchido com água floral;

8. Adicione a água floral dentro do borrifador com a ajuda de um funil. Se a quantidade de perfume não for suficiente, é necessário repetir a receita;

9. Uma receita rende em média 40 ml. O aroma pode ser preservado por até seis meses.

Na hora de preparar um perfume para casa, é necessário tomar cuidado para não exagerar na combinação de fragrâncias, principalmente se o aroma for borrifado em uma área que possui grande circulação.

Outras soluções para aromatizar a casa

Existem alternativas rápidas e baratas para perfumar a casa. Os moradores podem, por exemplo, ferver menta, casca de laranja, cravo e canela. A mistura resulta em um cheiro agradável e pode ser usada para aromatizar diversos espaços residenciais.

Veja também: Aromatizador de ambientes – como usar, dicas

Reply