Perfeccionismo: como controlar?

Em geral, o desejo de querer ser bom naquilo que realizamos é extremamente positivo para nossa vida. No entanto, quando esse anseio se torna…

O perfeccionismo nem sempre é uma qualidade

Em geral, o desejo de querer ser bom naquilo que realizamos é extremamente positivo para nossa vida. No entanto, quando esse anseio se torna excessivo, pode se tornar um grande problema. O ideal para que isso não ocorra, é manter um equilíbrio. Com o intuito de ajudá-lo a despertar o que há de melhor em você, separamos algumas dicas. Elas farão com que você consiga controlar o perfeccionismo, fazendo uma grande diferença em sua vida.

Aceite as limitações

Ninguém é prefeito, dessa forma todo mundo tem seus pontos fortes e de fraqueza. No entanto, isso não quer dizer que você não deve tentar se superar. É possível sempre melhorar ou aprender algo novo, mas haverá momentos em que será necessário se contentar com o que já foi aprendido. É nessa hora que se deve deixar de perder tempo se preocupando com o poderia ter sido feito e tentar focar naquilo que já foi aprendido. Essa é uma ótima maneia de você aceitar suas limitações e utilizar suas habilidades.

Foque no que é realmente necessário

Em alguns momentos o perfeccionista foca demais no ideal de ser perfeito que acaba esquecendo o que realmente importa. Às vezes, a perfeição pode ser vista como o oposto de um resultado positivo, pois em muitos momentos, ele resulta em problemas como atraso.

Saiba como manter a concentração no trabalho.

Tenha um objetivo

Ter em mente o que deseja alcançar ajuda a continuar na direção correta e, ao mesmo tempo, ajuda a avaliar tudo o que se conquistou até aquele momento.

Conhecer e aceitar as próprias limitações é importante

Estipule um limite de tempo

Independente do que você tenha se proposto a fazer, programe um tempo determinado para cumprir a tarefa. Mesmo que você não tenha terminado, tente seguir “a risca” o que se propôs a fazer naquele dia. Isso evitará que você fique obcecado pelos detalhes, evitando o perfeccionismo.

Continuar Lendo  Criança com pressão alta: sintomas, como tratar

Conheça a Síndrome de Burnout, a doença do trabalho.

Cometa erros

Os erros são os nossos melhores aliados. Eles colaboram com a construção do nosso “eu”. Portanto, permita-se errar algumas vezes, pois isso o ajudará a perceber que, antes de tudo, você é um ser humano e por isso, comete erros.

Tenha novas experiências

Com as novas experiências você vai voltar a cometer erros. Algo que colabora com a libertação do ideal perfeccionista que tanto o persegue.

Aprecie a beleza das coisas imperfeitas

Esse é um dos passos essenciais para que você aprenda a controlar o perfeccionismo. Para quem foca a perfeição como objetivo de vida, aprender a valorizar as coisas imperfeitas é um grande passo. Vale a pena tentar.

Apreciar a beleza das coisas imperfeitas é uma boa dica

Muitas pessoas buscam a perfeição. No entanto, quando não adequadamente controlado o perfeccionismo pode trazer alguns problemas a vida do indivíduo. Após conhecer algumas dicas de como controlá-lo, vale a pena colocá-las em pratica e se ver livre dessa obsessão.

Top