Perda de bagagem: o que fazer

Perder a bagagem é sem sombra de dúvidas o pesadelo de muitas pessoas  ao viajar. Mas se acontecer de a empresa aérea ou os…

Por Élida Santos em 28/11/2012

Perder a bagagem é sem sombra de dúvidas o pesadelo de muitas pessoas  ao viajar. Mas se acontecer de a empresa aérea ou os funcionários responsáveis pelo despacho das malas no aeroporto desviar a sua bagagem, o que fazer? O artigo abaixo será para te ajudar a resolver problemas de extravio, prejuízos e danos a bagagem.

Leia mais sobre: Extravio de bagagem- o que fazer

A empresa de viagens é responsável pela bagagem (Foto: Divulgação)

De quem é a responsabilidade de transporte e cuidados com a bagagem?

Segundo os especialistas em direito do consumidor, a responsabilidade de garantir que as malas cheguem no destino desejado ao mesmo tempo que seus donos é das empresas de transporte aéreo. O conteúdo não pode ser danificado e qualquer prejuízo deve ser ressarcido por essas companhias. Por isso, é importante conferir se todos os itens que você colocou nas malas continuam lá quando elas retornarem para você.

Quando pode ser solicitado o ressarcimento referente aos prejuízos ocasionados à bagagem?

Somente depois de 30 dias, que a bagagem foi extraviada ou que você teve danos com a mesma, é que poderá solicitar o ressarcimento do patrimônio. Mas, no momento do desembarque no aeroporto, os passageiros precisam prestar queixa no guichê da companhia aérea imediatamente. A companhia, por sua vez, terá 30 dias para localizar a mala e devolver ao passageiro, mas se nesse prazo isso não acontecer, terá de indenizar o cliente.

Saiba mais sobre: Mala extraviada- o que fazer

Confira o estado da sua mala ainda no aeroporto (Foto: Divulgação)

Extravio de bagagem garante indenização para estudante de Santa Catarina

No último dia 31 de outubro, a 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a decisão da Comarca de Florianópolis, que obriga uma companhia aérea a desembolsar o valor de R$ 35 mil a uma estudante de Direito que teve a mala extraviada. Após passar um ano na Holanda, a jovem voltou para o Brasil e teve a mala extraviada durante a escala Amsterdã/Madri/São Paulo, no ano de 2008. A exemplo da jovem, se você sentir-se lesado com um extravio de mala, basta registrar sua reclamação junto  a companhia aérea.

Top