Perda de bagagem em cruzeiro: o que fazer

Com a queda nos preços das viagens marítimas, o número de pessoas que embarca em navios de cruzeiro rumo a diversos destinos no Brasil…

Com a queda nos preços das viagens marítimas, o número de pessoas que embarca em navios de cruzeiro rumo a diversos destinos no Brasil e no exterior, realizando o sonho de fazer uma viagem desse tipo, só tem crescido nos últimos anos.

É preciso ter muito cuidado com as malas ao viajar de navio (Foto: Divulgação)

Porém, a realização desse sonho pode acabar em pesadelo para os turistas que têm as suas malas extraviadas ou furtadas em cruzeiro, situação que tem sido motivo de muitas reclamações ultimamente.

Inicialmente, é importante saber que ao vender um pacote de cruzeiro, a empresa assume a responsabilidade por todos os serviços prestados durante a viagem, inclusive no embarque e no desembarque. Dessa forma, mesmo que o transporte das malas seja feito por trabalhadores portuários avulsos, isso não isenta a responsabilidade de quem comercializou a viagem.

Evite exageros: Malas para cruzeiro – o que levar

O que fazer se perder a bagagem em cruzeiro

O passageiro que confirmar a perda da sua bagagem deve comunicar o fato imediatamente ao comando do navio e à empresa organizadora da viagem (Foto: Divulgação)

Assim que confirmar a perda da bagagem em cruzeiro, o passageiro deve comunicar o fato imediatamente ao comando do navio e aos funcionários da empresa organizadora da viagem, para registrar a sua reclamação e solicitar a indenização dos bens extraviados.

O comando do navio e a agência que vendeu o pacote terão prazo de 30 dias para tentar localizar e apresentar a bagagem extraviada, entregando-a em endereço fornecido pelo passageiro, que pode ser na cidade de origem (na qual reside) ou na de destino. Caso isso não ocorra ao término do prazo, a empresa deve indenizar o viajante.

Se o passageiro não receber a bagagem nem for indenizado, deverá procurar o Procon e denunciar os organizadores do cruzeiro. Caso a empresa insista em não ressarcir-lhe, você deve procurar a via judicial para resolver o problema.

Leia Também:  Ar Condicionado LG - Preços

Os mesmos procedimentos valem para os casos em que o passageiro tiver algum bem danificado em sua bagagem.

Leia também: Dicas para montar a bagagem de mão

Dicas para evitar o extravio da bagagem em cruzeiro

Etiquetar e lacrar as malas são dicas que ajudam a evitar a perda da bagagem (Foto: Divulgação)

– Identifique todas as suas malas com etiquetas, contendo nome, telefone e endereço;

– Lacre todas elas com cadeado de segurança;

– Evite usar malas muito sofisticadas e de grife, pois elas chamam a atenção de bandidos;

– Não coloque objetos de valor na mala que será despachada;

– Caso seja necessário levá-los, tire fotos dos itens mais valiosos e acomode-os no fundo da mala;

– Evite exageros. O ideal é levar duas malas, cada uma pesando 20 kg em média e com medidas que não ultrapassem 40 cm de altura, 60 cm de largura e 30 cm de profundidade;

– Ao buscar a bagagem no terminal, verifique se ela é mesmo sua. Abra-a e confira se nada foi furtado.

Top