PEP 2018 cursos MG inscrições

Criado pelo Governo de Minas Gerais no ano de 2007, através da Secretaria de Estado da Educação, o Programa de Educação Profissional (PEP) tem…

Por Andre em 13/12/2017

Criado pelo Governo de Minas Gerais no ano de 2007, através da Secretaria de Estado da Educação, o Programa de Educação Profissional (PEP) tem o objetivo de facilitar o acesso da população jovem do estado aos mais variados tipos de cursos de capacitação profissional de nível médio. Confira como fazer sua inscrição para o PEP 2018 cursos MG inscrições.

O PEP Minas Gerais 2018 oferece inúmeros cursos e vagas (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

PEP 2018 cursos MG inscrições

O programa busca dar qualificação profissional a alunos de segundo e terceiro ano do ensino médio da rede pública e também, alunos que já concluíram o ensino médio e estão cursando faculdade e desejam aproveitar essa oportunidade. O programa está presente em todo o território de Minas Gerais, facilitando a inscrição de alunos de diferentes partes de Minas.

Gratuitos, os cursos são ministrados em todas as regiões de Minas Gerais, através das escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual; escolas credenciadas (instituições particulares), unidades do Sesi, Senai e Senac; e escolas conveniadas (municipais, federais e filantrópicas).

O PEP oferece cursos de qualidade para toda a população de MG (Foto: Divulgação)

Público-alvo

As vagas dos cursos do PEP são destinadas aos alunos regularmente matriculados no 2º e no 3º ano do Ensino Médio, nas escolas da Rede Pública Estadual, e também àqueles que já concluíram o Ensino Médio, cursado em instituição pública, mas que ainda não ingressaram no Ensino Superior. Também podem se candidatar aos cursos oferecidos pelo programa os estudantes da modalidade presencial do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estejam cursando, no momento da inscrição, o 1º ou o 2º ano.

Cursos PEP 2018

Os cursos gratuitos de qualificação profissional ofertados pelo PEP abrangem praticamente todas as áreas do conhecimento e são segmentados conforme as necessidades da região em que são disponibilizados, para que os jovens profissionais possam atender à demanda da mão de obra qualificada naquele local.

Dessa forma, quem mora na região metropolitana de Belo Horizonte tem a possibilidade de se inscrever para cursos nas áreas de comércio, prestação de serviços, indústria, educação e indústria automobilística, entre outras, enquanto para os moradores da região norte de Minas Gerais, a maioria das vagas inclui as áreas de agroindústria, comércio, artesanato, etc.

A Secretaria de Educação de MG deve divulgar em breve as informações sobre o PEP 2018 (Foto: Divulgação)

Inscrições PEP 2018

Leia também: Curso técnico gratuito de canto

Para quem está interessado em participar do PEP 2018, o período de inscrições varia de acordo com cada cidade e região. Os candidatos devem acessar a página de inscrição do PEP 2015 e preencher os campos “CPF” e “E-mail”, clicando a seguir em “Acessar”, para ser direcionado ao formulário de inscrição. Na página, também estão disponíveis o manual do candidato e o catálogo com todos os cursos que serão ofertados, além de outras informações.

Requisito para fazer a inscrição no PEP MG

Para efetuar a inscrição nos cursos PEP MG 2018 é preciso que o candidato atenda aos requisitos do programa, como:

-Ter idade entre 18 e 24 anos,

-Deve estar cursando pelo menos o segundo ano do ensino médio em uma escola pública;

-Ou esteja frequentando o Curso Educação para jovens do Ensino Médio, desde que seja um curso presencial no Estado de Minas Gerais.

Top