Pentes e escovas: como higienizar

Manter os cabelos bem tratados e desembaraçados é uma tarefa árdua para muitas mulheres. Para preservar a beleza dos fios, não basta apenas contar…

Somente escovas e pentes higienizados conseguem desembaraçar os cabelos.

Manter os cabelos bem tratados e desembaraçados é uma tarefa árdua para muitas mulheres. Para preservar a beleza dos fios, não basta apenas contar com uma lavagem repleta de nutrientes, é necessário também tomar alguns cuidados para pentear e escovar as madeixas.

Existe um tipo de pente ou escova ideal para cada cabelo, ou seja, o mesmo modelo que funciona nos fios lisos nem sempre tem o mesmo desempenho no crespo e vice-versa. Além de acertar na escolha do produto, também é importante preservar a higiene e fazer a limpeza com frequência.

Segundo os dermatologistas, higienizar os pentes e escovas representa um meio de evitar diversos problemas no couro cabeludo. Quando as cerdas estão congestionadas de sujeira, elas acabam espalhando os resíduos por toda a estrutura do cabelo e causando diversos danos para beleza, bem-estar e saúde. Enfim, pentear cabelo com escova ou pente sujo, só vai atrapalhar a tarefa de arrumar os cabelos.

Como higienizar pentes e escovas?

Escolha uma forma de limpeza simples ou mais profunda.

1ª Forma

Um método simples e rápido para limpar os utensílios é removendo os fios de cabelo presos nas cerdas. Para facilitar a remoção, use o cabo de um pente. Esta limpeza é superficial, mas evita que a escovação do cabelo seja prejudicada por causa de um objeto extremamente sujo.

2ª Forma

Para assegurar uma boa limpeza dos pentes e escovas, é necessário adotar um procedimento que vá mais fundo na higienização de cada item. Uma boa sugestão é a lavagem com sabão neutro e água, sem esquecer é claro dos cuidados ao lidar com materiais frágeis na remoção da sujeira acumulada. Não se esqueça de esfregar bem a base das cerdas em água corrente.

Leia Também:  Protetor solar em bebês: como aplicar

Depois da lavagem, o usuário pode deixar o pente o escova de molho numa mistura com água e bicarbonato de sódio por aproximadamente meia hora. Sempre depois de lidar com um procedimento que envolva umidade é importante deixar os utensílios secarem por completo para evitar odores ou fungos.

3ª Forma

Outra receita eficiente para fazer a lavagem consiste na mistura de 100 mL de água sanitária em um litro de água morna. Deixe o pente ou a escova repousar no líquido por 30 minutos, depois o retire para lavar com água e sabão líquido. A secagem deve acontecer naturalmente.

Depois de um tempo, você não precisa jogar fora a escova de cabelo, basta limpar as cerdas.

Cuidados

– Na hora de secar pentes e escovas, procure não usar secador de cabelo porque pode danificar as cerdas.

– A limpeza do pente ou da escova deve ser feita pelo menos uma vez a cada dois meses.

– Evite deixar o utensílio em contato com ambientes molhados, isso porque a umidade danifica os materiais.

– A limpeza adequada fará com que pente ou escova dure por mais tempo.

 

Top