Penteados com topete: como fazer

Os penteados com topete estão em alta. Temos visto celebridades do mundo inteiro, exibindo seus “topetões” em diferentes eventos, especialmente no red carpet. O…

Por Editorial MDT em 27/12/2012

Os penteados com topete estão em alta. Temos visto celebridades do mundo inteiro, exibindo seus “topetões” em diferentes eventos, especialmente no red carpet. O estilo é parte das inspirações do passado, que têm tomado conta das tendências atuais. Os topetes foram muito usados, nas décadas de 60 e 70 e, agora, estão de volta, permitindo que as mulheres tenham mais opções de looks elegantes, para diferentes ocasiões. Vale lembrar, no entanto, que alguns tipos de topete são mais indicados para ocasiões formais, não sendo tão adequados para uma balada, por exemplo. É que a maioria dos penteados com topete dão um ar mais sofisticado à mulher, combinando com eventos deste porte. Mesmo assim, também é possível adotar um estilo mais simples, para programas mais informais.

Uma das formas de prender o topete é torcê-lo, antes de colocar os grampos (Foto: Divulgação)

Como fazer topetes

A maioria dos penteados com topete exigem que este seja feito de um jeito, mais ou menos, padronizado. O mais importante é que o topo da cabeça fique com os fios mais volumosos, em relação ao resto dos cabelos. Para fazer penteado com topete, é preciso, antes, saber qual o estilo desejado. Para um modelo mais simples, com topo volumoso e o restante solto ou preso, é necessário estruturar a parte da franja e, após isso, cuidar do restante dos fios. O procedimento é simples e requer poucos produtos. Basta que se tenha, em mãos, um bom spray fixador, grampos e um pente fino.

O Bumpit ajuda a preencher o topete, dando volume a ele (Foto: Divulgação)

Para começar, deve-se separar os cabelos, em duas partes. Do centro da cabeça à testa, a porção de fios é que vai dar vida ao topete. Com o restante dos cabelos presos, é preciso segurar os fios da frente, esticados, para cima. Então, com a ajuda do pente fino, deve-se desfiar os cabelos desta mecha, empurrando-os para baixo. É necessário fazer isso em todos os fios, deixando os da frente sem desfiado, para que estes deem acabamento ao penteado. Após este procedimento, é necessário terminar o topete, prendendo-o com grampos, que devem ficar escondidos, sob os cabelos. Aplica-se, então, uma quantidade generosa de spray fixador. O restante dos cabelos podem ser estruturados de diferentes maneiras. Rabos de cavalo ou fios soltos costumam ficar ótimos.

Dicas para fazer penteados 

O restante dos cabelos pode ser estruturado de inúmeras maneiras (Foto: Divulgação)

Quem tem cabelos pouco volumosos pode optar por um truque curioso. A dica é usar palha de aço no topete. Embora pareça estranho, ninguém perceberá que o material está sob os cabelos. A palha ajuda a dar volume ao penteado, excluindo a necessidade de se desfiar os fios.

Outra dica interessante para dar volume ao topete, bem como no restante dos cabelos, é um objeto que se chama Bumpit. Observe-o, na segunda imagem. Basta separar os fios do topete, posicionar o bumpit na cabeça e cobri-lo com os cabelos. Em seguida, prendem-se os outros fios, para dar sustentação ao objeto.

Com estas dicas, é possível estruturar os topetes, como base do penteado, preparando o restante dos cabelos, de inúmeras formas.

Veja mais dicas: Penteados femininos com topetes: dicas, fotos

Aprenda a fazer um penteado com o cabelo solto: Topete feminino com cabelo solto: como fazer

Top