Pelos encravados: como evitar, cuidados

Pelos encravados: como evitar, cuidados

Você sabe por que o pelo encrava? Geralmente isso acontece porque não tem força suficiente para romper a camada superficial da pele e continuar…

Por Editorial MDT em 22/06/2012

Primeiro passo é a escolha do método de depilação mais apropriado. (Foto: Divulgação)

Você sabe por que o pelo encrava? Geralmente isso acontece porque não tem força suficiente para romper a camada superficial da pele e continuar seu crescimento normal, ele passa a crescer por baixo da pele deixando a região inchada, vermelha e dolorida. Vários fatores podem causar o enfraquecimento dos pelos como, por exemplo, a frequente remoção feita com ceras quente ou fria, lâminas e cremes, o atrito das roupas, a pele muito ressecada, ou até mesmo distúrbios hormonais. Para evitar que esse problema apareça na sua pele é preciso ter muito cuidado com a remoção dos pelos. Confira algumas dicas.

Cuidados

– Para as mulheres, é importante observar qual o tipo de método depilatório (cera, lâmina ou cremes) irrita menos a pele. A escolha do melhor método varia de acordo com cada indivíduo e seu tipo de pele.

– Esfoliar a pele com produtos apropriados antes da depilação pode ajudar a diminuir o problema. Outra dica é aumentar o intervalo entre uma depilação e outra.

Saiba mais como combater lendo: Pelos Encravados: como Combater?

Para os homens o barbear deve ter um intervalo de tempo maior. (Foto:Divulgação)

– É indicado higienizar a pele antes de depilar com água e sabonete, esse processo é mais intenso se utilizado cremes e loções anti-séptica após o procedimento.

– É importante higienizar bem as mãos antes da depilação, com gel 70 ou gel próprio para as mãos. Depois de feito isso é imprescindível o uso de luvas durante o procedimento.

– Evite ao máximo o uso de roupas muito apertadas, inclusive as calcinhas, para evitar o surgimento de pelos encravados na região das virilhas. De preferência as roupas de algodão.

A única depilação que tem menos efeitos colaterais é a laser, mas caso não queira investir num procedimento como este ou mesmo com todas nossas dicas os pelos encravados apareceram, lembre-se, jamais cutuque um pelo encravado. Além de piorar o quadro, pode levar ao aparecimento de uma cicatriz. Na dúvida procure um dermatologista de sua confiança.

Com essas dicas fique com a pele lisa. (Foto:Divulgação)

Quer saber mais como combater esse problema? Leia: Como se ver livre dos pelos encravados.

Top