Pele ressecada no inverno: como tratar

É fato que a nossa pele, se não for bem cuidada, fica desidratada em qualquer época do ano. Entretanto, isso costuma piorar no inverno.…

É fato que a nossa pele, se não for bem cuidada, fica desidratada em qualquer época do ano. Entretanto, isso costuma piorar no inverno. Basta que os ventos do outono cheguem e, antes da chegada do frio mais intenso, a pele já estará pedindo socorro. A primeira sensação que temos é de que a cútis está trincando, incomodando os movimentos e com uma sensação desagradável ao toque. Se os cuidados necessários não forem tomados, o ressecamento irá progredir e chegar a uma pele extremamente seca e até ferida. Veja algumas dicas para tratar a pele ressecada no inverno. São coisas simples, acessíveis a qualquer pessoa, mas que surtem bons resultados.

No inverno, o ressecamento da pele é mais intenso (Foto: Divulgação)

Cuidados que evitam pele ressecada

Nossa pele possui uma camada de oleosidade natural, que ajuda a mantê-la hidratada, pois evita a sua perda de água. Quando tomamos banho com água muito quente, essa camada tão necessária é removida. As altas temperaturas são extremamente prejudiciais à cútis, em relação à sua hidratação. Portanto, para evitar ou tratar pele ressecada, primeiramente é preciso diminuir os banhos muito quentes. Embora isso seja muito ruim, durante o inverno, é possível fazê-lo. A água morna já é suficiente. Quem tem coragem de tomar banhos quase frios leva ainda mais vantagem, quando o assunto trata de pele e cabelos.

Não economize em creme, na hora de aplicar (Foto: Divulgação)

Vai sair às ruas e ficar sujeita ao sol e aos ventos frios? Então, não dispense o protetor solar e o creme hidratante para mãos e rosto, que são as partes mais expostas, nesta época do ano.

Como hidratar pele ressecada

O rosto e o corpo ficam muito secos no inverno. Porém, algumas partes costumam ficar ainda mais. É o caso, por exemplo, dos cotovelos e joelhos ressecados, que chegam até mesmo a escurecer. Na hora de aplicar cremes ou óleos hidratantes, é importante concentrar-se mais nestas áreas, fazendo movimentos mais intensos e aplicando maior quantidade dos produtos.

Leia Também:  Como Tratar Pele Ressecada no Inverno - Dicas

A hidratação da pele deve ser feita logo após o banho. Indica-se, inclusive, aplicar os produtos antes de sair do banheiro. Caso opte pelos óleos corporais, aplique-os na pele ainda úmida, massageie bastante e retire o excesso embaixo do chuveiro, enxugando-se em seguida.

Aplique hidratantes, logo após o banho, principalmente se a água estava muito quente (Foto: Divulgação)

Ao menos uma vez por semana, use cremes esfoliantes para pés e mãos. Eles removem células mortas e ajudam a abrir os poros, facilitando a penetração dos ativos dos cremes. Dê preferência a produtos que contenham a substância Ureia, em sua composição. Ela é extremamente benéfica para a pele.

Ao hidratar a pele do rosto, não dispense o tônico facial, que deve ser aplicado antes do creme. Use os produtos ao menos duas vezes ao dia: de manhã e à noite. Já as mãos podem ser hidratadas por mais vezes. Basta carregar um creme, na bolsa. Sempre que perceber que a pele está incomodando, aplique hidratantes, pois eles devem ser usados em abundância, durante o inverno.

Top