Pedras e mármores para decorar: como escolher?

Você está querendo inovar o visual da sua casa? Então aposte no uso de pedras e mármores na decoração. No entanto, antes de apostar…

Por Isabella Moretti em 10/07/2016

Você está querendo inovar o visual da sua casa? Então aposte no uso de pedras e mármores na decoração. No entanto, antes de apostar nesses materiais, é muito importante conhecer as características de cada um.

Ambiente decorado com mármore. (Foto: Reprodução/terrysfabrics)

Ambiente decorado com mármore. (Foto: Reprodução/terrysfabrics)

Diferenças entre pedras e mármores

O mármore se destaca como um dos materiais favoritos dos arquitetos. Ele tem um forte apelo estético, portanto, consegue deixar qualquer espaço da casa com um toque sofisticado.

Como toda pedra natural, o mármore garante resistência e durabilidade. Na construção civil, ele serve tanto para compor o revestimento dos cômodos como também para dar forma aos móveis. O material costuma agradar a todos os gostos, afinal, pode ser encontrado à venda no mercado em muitas variações de cores e texturas.

Cuidado para não confundir granito com mármore. (Foto: Divulgação)

Cuidado para não confundir granito com mármore. (Foto Ilustrativa)

O mármore é um material com características bem definidas e marcantes, mas ele ainda continua sendo confundido com outros tipos de pedras, como é o caso do granito.

Granito x Mármore

O mármore é frágil, claro e bonito. (Foto: Reprodução/ interiordec)

O mármore é frágil, claro e bonito. (Foto: Reprodução/ interiordec)

Para entender as diferenças entre granito e mármore, é preciso compreender as características de cada material. O mármore é composto por calcita e mineral, já o granito possui quartzo, feldspato e mica na sua composição. O mármore risca com facilidade, enquanto o granito é bem menos poroso, duro e resistente.

Se você quer descobrir se uma pedra é granito ou mármore, proceda da seguinte forma: pegue um canivete e passe pela superfície do material. Se ficar marcado, o material apresenta mais fragilidade, por isso é um mármore. Outra forma de identificar a pedra é observando as cores. Em geral, o granito tem cores mescladas, enquanto o mármore apresenta um tom uniforme.

Onde usar mármore na decoração?

Bancada de mármore. (Foto: Reprodução/decorar como escolher 3 homeimprovementandhomecare)

Bancada de mármore. (Foto: Reprodução/homeimprovementandhomecare)

Por ser um material delicado e frágil, o mármore deve ser usado para compor estruturas dentro de casa, como é o caso da bancada do banheiro ou da cozinha. Ele também serve para revestir paredes internas

O mármore não deve ser aplicado em cômodos com tráfego intenso, afinal, pode riscar e se desgastar com facilidade. O uso do material na cozinha também é desaconselhável, pois a alta porosidade absorve gordura e pode sofrer com manchas.

Onde usar granito na decoração?

A pedra natural granito é bem mais versátil do que o mármore na decoração, podendo ser usada para compor tanto ambientes internos quanto externos. Os moradores podem usar esse material para revestir o piso de qualquer cômodo, afinal, o acabamento é bem resistente e durável.

Ilha de granito. (Foto: Reprodução/ Ormib)

Ilha de granito. (Foto: Reprodução/ Ormib)

O granito também pode ser usado em fachadas, colunas, bancadas e paredes decorativas.

E aí? O que você achou das dicas para decorar a casa com pedra ou mármore? Deixe um comentário.

 

Top